Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      
Principal - Artigos - Luis Carlos Amorim: Douro - Encantamento e Beleza


Artigos



Douro - Encantamento e Beleza

Por Luis Carlos Amorim

Já estive no Douro, há quase dez anos, quando comecei a vir para Portugal, levado por Pierre Aderne e Daniela, e agradeço a eles por me ter dado a oportunidade de conhecer um dos lugares mais lindos de Portugal e do mundo. Fiquei hospedado em uma quinta produtora de vinhos em Peso da Régua – à beira do Douro, claro - e Dani e Pierre nos levaram, a mim e a Stela, ao Crasto, também, para um jantar na quinta do mesmo nome.

Douro e Trás-os-Montes me cativaram. E voltei, em junho, no verão de 2016, para andar no meio do Rio Douro, através do Rio Douro, pois até então eu havia estado em suas margens, admirando a sua beleza, apenas. Peguei uma barca para um cruzeiro até Pinhão, passando pela Régua e pude admirar com mais vagar o grande e belo rio do norte de Portugal e suas margens, pejadas de vinhedos, de um outro ângulo: pude experimentar o olhar do próprio rio. Os famosos socalcos – plataformas cortadas nos morros para que formem degraus -, os terraços ou escadas onde são plantadas vinhas por todos os montes que formam a região do Douro, estavam verdinhos, verdinhos, com os pés de uvas começando a carregar de cachos de uvas.

E ver as margens do Rio Douro muito verdes, intensamente verdes, com suas vinhas carregando de cachos de uvas da melhor qualidade, uvas que vão se transformar nos melhores vinhos, é uma sensação inigualável. Meus olhos míopes se enchem com essa beleza ímpar. É tanta uva, tanto verde, tanto encantamento… E ainda tem as oliveiras, também, por todo lado.

O Douro, região do norte de Portugal que tem esse nome justamente por causa do grande e belo rio que domina o vale, é verdadeiramente um dos lugares mais lindos do mundo. Além da beleza da cultura das uvas – nesta época, início do verão na Europa, está começando a produzir, lá por outubro é feita a vindima, pois os frutos estarão maduros, prontos para serem colhidos e em seguida as folhas das uvas transformam-se num degradé belíssimo, assumindo quase todas as cores que existem – o Rio Douro é navegável e podemos deslizar através do seu leito para admirar toda essa natureza de beleza incomensurável.

Agora, na primavera de 2019, volto para matar as saudades e encher meus olhos e meu coração de encantamento.

 

Foto de Faustino VicenteLuiz Carlos Amorim é Coordenador do Grupo Literário A ILHA em SC, com 31 anos de atividades e editor das Edições A ILHA. Ocupante da cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras. Eleito a Personalidade Literária de 2011, pela Academia Catarinense de Letras e ARtes.
Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA. e autor de 27 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior. Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano -, além de colaborar com vários portais de informação e cultura na Internet, como Rio Total, Telescópio, Cronópios, Alla de Cuervo, Usina de Letras, etc.
O autor assina, também, o Blog CRONICA DO DIA, em Http://luizcarlosamorim.blogspot.com


Outros Artigos do autor:

 

 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp: 92 98252-0123


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Windows Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019