; MANAUSonline.com - Bar Caldeira comemora 63 anos com festa gratuita no centro histórico de Manaus
Manausonline Mobile

Bar Caldeira comemora 63 anos com festa gratuita no centro histórico de Manaus

Evento acontece nesta quarta-feira, dia 14 de janeiro


Por Manuella Barros

Destaquefoto: © Carmen Trindade

Nesta quarta-feira (14/01), a partir das 17 horas, o Bar Caldeira, Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas, recebe o público para comemorar 63 anos com festa gratuita no centro histórico de Manaus. Entre as atrações estão Papaco, Pororoca Atômica e Márcia Novo.

“São 63 anos de histórias contadas em volta de uma mesa, de encontros que viraram amizade. O Bar Caldeira não é apenas um endereço no Centro, é o coração pulsante da nossa cultura” afirma Carbajal Gomes, proprietário do espaço.

“Vamos brindar essa trajetória com muita música, alegria e entrada gratuita”, completa o empresário.

A programação inicia às 17h, com o cantor e compositor Papaco, um dos nomes de destaque na cena do samba e do pagode da cidade. É ele quem vai comandar o momento do parabéns a um dos mais tradicionais bares no berço da cultura boêmia, às 19h, com direito a bolo.

Em seguida, às 20h, a Pororoca Atômica sobe ao palco da Rua José Clemente com um repertório de marchinhas e frevo. A banda também traz no setlist clássicos do samba.

Às 22h é a vez da cantora Márcia Novo, com beiradão, brega, piseiro e boi-bumbá. Entre os sucessos da artista estão “Pode Remar” (feat. João Paulo Faria), “Num Paga de Doida” (com Lia Sophia) e "I love you, mas num fresque não" (com Vitinho Imperador e Buxxi).

História

Fundado em 1963, por uma família de imigrantes portugueses, o espaço se chamava Mercearia Nossa Senhora dos Milagres. Após a explosão de uma das caldeiras da Santa Casa de Misericórdia, que  matou três pessoas e deixou 15 feridas no dia 14 de janeiro, os frequentadores passaram a usar o nome Bar Caldeira.

Reduto da legítima cultura e ponto turístico, o Bar Caldeira recebeu o certificado de Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas em 23 de julho de 2015. O espaço na Rua José Clemente, 237, no Centro, conta ainda com a Calçada da Fama, composta por personalidades que visitaram o bar ou que são importantes para o estado, como forma de homenagem.

“A Calçada da Fama faz parte da experiência de visitar um dos bares mais antigos e emblemáticos da cidade”, destaca Carbajal Gomes.

No local tem os registros de Sílvio Caldas, Jair Rodrigues, Jamelão, Kátia Maria, Dona Ivone Lara, Nazaré Lacoute e Celestina Maria e uma menção a Vinicius de Moraes, que visitou o local em 1974.