Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Egressos do sistema prisional recebem certificados

Certificados e oportunidades de reinserção ao mercado de trabalho.

Por Liliane Costa, SEMCOM
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
 
 
 

Egressos do sistema prisional recebem certificados
Egressos do sistema prisional recebem certificados / TÁCIO MELO

Na tarde desta quinta-feira, 14, foram entregues os certificados a 85 egressos do sistema prisional, inscritos no programa De Bem Com a Vida, que concluíram os cursos técnicos de instalador elétrico predial, almoxarife, auxiliar de cabeleireiro e auxiliar de cozinha. A cerimônia ocorreu na Escola de Serviço Público Municipal, localizada na avenida Professor Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul de Manaus.

O programa é oriundo de lei municipal que determina uma reserva de vagas para presos, egressos do sistema penal e cumpridores de penas e medidas alternativas na prestação de serviços com fornecimento de mão de obra para o município. A medida oferece a oportunidade de reinserção social, por meio de vagas disponibilizadas pelo Sine Manaus.

Dona Emília Ferreira de Oliveira, tem 50 anos, e recebeu o diploma como técnica de elétrica predial. Por cerca de três anos e meio, cumpriu pena em regime fechado por tráfico de drogas. Ainda na condicional, ganhou a oportunidade de trabalhar na empresa de eletricidade D5. Segundo ela, o gerente da empresa garantiu que assim que fosse diplomada sua vaga de trabalho estava garantida.

“Com esta nova oportunidade, pretendo, daqui para frente trabalhar e viver uma vida digna, aquela vida que eu vivia antes, não quero para mim e nem para ninguém. Neste momento, quero dizer às pessoas que estão presas, que no dia que elas saírem, procurem também essa oportunidade para que possam sair dessa vida e partir para uma vida melhor. Eu só tenho a agradecer a oportunidade que nos deram”, afirmou.
Niverson Pinheiro Gusmão, de 27 anos, hoje também serve de exemplo para muitos detentos. Ele foi diplomado como auxiliar de cozinha e já está com emprego garantido no mercado de trabalho.  Gusmão relatou que entrou no mundo do crime, porque ao ser abandonado pela família, aos nove anos, foi morar nas ruas e acabou conhecendo a vida de uma maneira totalmente distorcida. Cumpriu pena desde 2008 por tráfico de drogas, homicídio, porte ilegal de armas e formação de quadrilha.

Na condicional desde junho do ano passado, Niverson vê na diplomação deste curso a oportunidade de fazer as coisas de uma forma diferente. “É claro que as pessoas precisam mudar, mas para elas mudarem também precisam de apoio e de oportunidades. Se hoje eu estou aqui a caminho de uma nova vida é porque acreditaram em mim, e assim como eu outras pessoas vão conseguir mostrar seu potencial, pois também são capazes de mudar”, afirmou.

Idealizado pela Prefeitura Municipal de Manaus e coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), o projeto De Bem Com a Vida deu início ao curso em outubro, com encerramento das aulas em dezembro de 2015. “A prefeitura está certificando 85 egressos. Para todos nós o projeto foi um sucesso. Por exemplo, todos os diplomados que fizeram o curso de auxiliar de cozinha já começam a trabalhar semana que vem”, explicou o secretário do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento, David Reis.

Segundo ele, o Sine Manaus, que também é gerido pela Semtrad, já estava trabalhando, paralelo aos cursos, a colocação dessa mão de obra no mercado de trabalho. “O poder público entra justamente como um parceiro importante para que a gente possa auxiliá-los, qualificando-os e reinserindo-os no mercado de trabalho para que eles não voltem ao crime. Isso é a sociedade dizendo: nós estamos lhe dando uma nova oportunidade”, concluiu.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024