Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


CREA-AM alerta agremiações, bandas e blocos de carnaval

A ação vai continuar até os dias que antecedem as festividades.

Por Assessoria de Comunicação e Projetos Especiais,
quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
 
 
 

CREA-AM alerta agremiações, bandas e blocos de carnaval
Superintendente adjunto de Fiscalização, Francisco Gonzaga. / Rhenata Guerreiro

O carnaval está chegando e, para garantir mais tranquilidade aos foliões, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM) já está alertando as escolas de samba, bandas e blocos carnavalescos para a necessidade de contar com um profissional devidamente habilitado na hora de realizar as instalações elétricas, construções de carros alegóricos e montagem de equipamentos de som que serão usados nas festas de carnaval.

A intenção desse trabalho do setor de Fiscalização do CREA é  prevenir acidentes. A ação vai continuar até os dias que antecedem as festividades. Essas primeiras medidas têm caráter orientativo. Mas as multas para quem não cumprir o que determina a legislação chegam a quase R$ 6 mil e dobram, em caso de reincidência.

"O objetivo é verificar se as estruturas dos carros alegóricos, dos palcos, camarotes e as instalações de equipamentos de som e iluminação estão sendo construídos ou instalados com acompanhamento de responsável técnico devidamente habilitado; queremos, com essa medida garantir proteção e segurança para o cidadão que vai brincar o carnaval", destacou o superintendente adjunto de Fiscalização do CREA-AM, Francisco Gonzaga.

Ele disse ainda que o acompanhamento de profissionais com formação técnica, dentro da especificidade de cada área de atuação, "é de fundamental importância para minimizar a possibilidade de ocorrências indesejadas durante o evento e proporcionar maior segurança, tanto aos operários que atuam nas montagens dos equipamentos, quanto aos brincantes que irão usufruir dos resultados de todo esse trabalho de base".

Em 2013, por exemplo, um carro alegórico tocou em fios de alta tensão na cidade de Santos, interior paulista, pegou fogo, deixando quatro mortos. Estava com altura acima da permitida, conforme a conclusão do laudo do Núcleo de Perícias Criminalísticas no município, que apurou as causas do acidente. A altura máxima do carro alegórico deveria ser de 5 metros, mas o veículo estava com 9,5 metros de altura.

 

AÇÕES

 

As primeiras ações da autarquia têm caráter orientativo, proporcionando aos dirigentes de escolas de samba, bandas, blocos carnavalescos e prestadores de serviços a possibilidade de efetuarem as devidas regularizações sem nenhuma punição.

 

Entretanto, nos dias que antecederão o carnaval, serão efetuadas as ações de fiscalização com caráter punitivo para aqueles que não tiverem se adequado.

 

LEGISLAÇÃO

 

A execução de obras ou prestação de quaisquer serviços técnicos referentes à Engenharia e à Agronomia fica sujeita à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que define os responsáveis técnicos pelos empreendimentos, conforme a Lei Federal nº 6.496/77.

 

O artigo 15 da Lei Federal nº 5.194/66 estabelece que são nulos os contratos referentes a qualquer ramo da Engenharia ou Agronomia, inclusive a elaboração do projeto, direção ou execução de obras, quando firmados com pessoas física ou jurídica não legalmente habilitadas a praticar as atividades nos termos da Lei.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024