Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Operações integradas garantem madrugada e noite com redução de crimes
Por Secretaria de Segurança Pública do Amazonas,
domingo, 24 de janeiro de 2016
 
 
 

Operações integradas garantem madrugada e noite com redução de crimes
Fiscalização de ônibus. / DIVULGAÇÃO

Nas últimas 24 horas, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou redução de crimes em toda a cidade. Desde às 8h de sexta-feira, todos os órgãos do Sistema (Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas e Corpo de Bombeiros), realizam a operação Proximidade, que visa intensificar o policiamento nas áreas consideradas de exposição de risco, com o reforço de 1.200 policiais civis e militares.

Nesse período, mais de 7 mil abordagens a pessoas, veículos e ônibus do transporte a coletivo foram realizados, segundo balanço preliminar divulgado pela SSP-AM. Na sexta-feira, dia 22, a SSP-AM registrou um caso de homicídio, no ano passado, no mesmo dia, foram sete casos. Os casos de roubos e furtos registrados também caíram cerca de 30%.

As ações serão realizadas até a madrugada de segunda-feira (25), em combate à violência urbana, com a realização barreiras fixas e itinerantes, incursões em áreas violentas, fiscalização de bares e casas noturnas e ônibus. Na madrugada de sábado, um homicídio foi registrado, por volta das 3h, e já está sob investigação da Polícia Civil.

A Polícia Militar do Amazonas realizou 230 abordagens a ônibus e apreendeu 11 armas brancas (facas), uma escopeta e dois revólveres com passageiros durante as revistas e prendeu cinco infratores suspeitos de envolvidos em assaltos aos coletivos.  Três veículos também foram apreendidos e 13 foram recuperados; Foram apresentadas ainda 17 ocorrências aos distritos integrados de polícia (DIP’s) e realizados 15 flagrantes de crimes.

O Comandante Geral da Polícia Militar do Amazonas, Coronel Marcus Frota, que coordenou a operação na noite e madrugada, destacou que a polícia trabalha para reduzir e evitar a violência contra o cidadão de bem, que tem o direito à segurança.  “A Polícia Militar vai reprimir todo e qualquer crime, sejam violências contra a vida, o patrimônio e contra as ações criminosas relacionadas o tráfico de drogas e os crimes roubo e furto. A integração de todos os órgãos do sistema de Segurança  Pública fortalece as ações e o combate à criminalidade não somente na capital, quanto também no interior do Amazonas”, explicou.

O Secretário de Estado da Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, ressaltou que o trabalho conjunto entre os órgãos de segurança, só engrandece o trabalho de combate ao crime e resulta em melhor qualidade de vida do cidadão com a redução dos índices. “Estamos seguindo à risca a determinação do nosso Governador do Estado, Professor José Melo, que é trabalhar para reduzir os índices de criminalidade no Estado, especialmente na capital, empregando toda a nossa estrutura operacional e tecnológica visando alcançar a redução dos índices de homicídios, tráfico e roubos em todo o Estado”, destacou.

Operação

Durante o dia, as ações de aproximação estão sob a responsabilidade da Polícia Civil, das 8h às 18h nos bairros da zona norte. No período das 18h à meia noite, policiais que atuam nos órgãos vinculados à SSP-AM assumem a operação, que recebe o reforço da Polícia Militar, durante a madrugada. “Precisamos destacar que os policiais estão reforçando o policiamento ostensivo que já é realizado pela Polícia Militar, para isso tiramos todos os policiais que atuam em funções administrativas  para a operação. Ao todo, temos o reforço de mais 1.200 policiais nas ruas nesse final de semana”, disse o secretário Sérgio Fontes.

A operação coordenada diretamente pela SSP-AM contará com o efetivo de todos os órgãos vinculados e secretarias-executivas dentre os quais: Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), Secretaria-Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública, Ouvidoria do Sistema de Segurança Pública e Departamento de Polícia Técnico-Cientifica (DPTC).   A operação consiste no emprego de todas as tecnologias e ferramentas de inteligência que já são usadas pelos órgãos, como o mapeamento de Geoprocessamento, uso das Forças Especializadas de Pronta-Reposta (Grupo Fera, Rocam e o COE), atuando conforme mapeamento de ocorrências registradas.

Acompanhamento de ocorrências em tempo real

Todas as ações serão acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que realiza o monitoramento on line de todas as áreas da cidade. “O objetivo é identificar se está ocorrendo a migração do crime para as outras áreas”, destacou o secretário Sérgio Fontes.

Dentre os bairros que recebem ações de fiscalização neste final de semana está o bairro Colônia Terra Nova, que desde o início de janeiro registrou sete homicídios. “É um bairro que não está entre os mais violentos, mas, nesse início do ano, uma briga de traficantes locais causou todas essas mortes. Por isso, estaremos no local, para fazer uma ação de policiamento ostensivo e também de fiscalização”, informou o secretário de Segurança. 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019