Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Ações vão combater exploração infantojuvenil no Carnaval

Com a campanha Nosso Bloco Defende os Direitos de Crianças e Adolescentes.

Por Leonardo Fierro, SEMCOM
domingo, 24 de janeiro de 2016
 
 
 

Ações vão combater exploração infantojuvenil no Carnaval
Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil. / KARLA VIEIRA

A Prefeitura de Manaus começou, neste sábado, 23, as ações de Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil e ao Trabalho Infantil, nas bandas e blocos de rua que acontecem na cidade. Com a campanha "Nosso Bloco Defende os Direitos de Crianças e Adolescentes - Viva o Carnaval da Paz e da Solidariedade", a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) levou uma equipe composta por 25 pessoas para a Banda do Jangadeiro, no Centro, para orientar os foliões sobre os direitos de crianças e adolescentes.

As ações serão realizadas nas bandas com maior concentração de pessoas ou que tenham um potencial risco de violação de direitos. As equipes distribuem ventarolas, botons, cartazes nos estabelecimentos comerciais e barracas além de abordarem famílias que estavam com crianças menores de cinco anos. De acordo com o Juizado da Infância e da Adolescência, é proibida a permanência de crianças desta faixa etária em bandas e blocos carnavalescos. Crianças e adolescentes entre seis e catorze anos, apenas com os pais ou responsáveis.

"Nós viemos no ritmo da alegria para sensibilizar a população que os direitos de crianças e adolescentes precisam ser respeitados. Infelizmente, vemos que muitos pais estão mais preocupados com a diversão do que com as crianças e por isso a nossa ação se torna mais importante", afirmou a secretária da Semmasdh em exercício, Mônica Santaella.

Conselheiros Municipais de Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA) também participaram da sensibilização e abordagem às famílias. "Estaremos atuando junto à Prefeitura de Manaus em todas as ações. Os direitos de crianças e adolescentes precisam ser resguardados e somente com uma força conjunta nós conseguiremos ter um Carnaval de paz", declarou Nazaré Andrade, presidente do CMDCA.

Para o vendedor João Rodrigues, que montou uma barraca de bebidas, o trabalho mostra a preocupação da prefeitura com a criança e adolescente. "Eu trabalho em bandas de Carnaval há mais de 15 anos e muitas vezes os próprios pais mandam os filhos vir comprar a cerveja. Agora, com o cartaz aí, eu mostro que não posso vender. Acaba facilitando o meu trabalho", declarou o vendedor.

Os pais também aprovaram a iniciativa, principalmente pela divulgação dos números de disque denúncia. "Eu não tinha conhecimento do número de telefone para denunciar e nem sabia quem era o conselheiro tutelar da minha área. Agora fiquei sabendo e caso eu presencie algum caso, já sei quem acionar", afirmou a dona de casa Magali Trindade, moradora do bairro Educandos. Além do Disque 100, que é nacional, o município tem dois números gratuitos: 0800 092 1407 e o 0800 092 6644.

A campanha de Carnaval segue até o dia 14 de fevereiro, data em que será realizada a última banda apoiada pela Prefeitura de Manaus. Além da presença nos desfiles das escolas de samba nos dias 5 e 6 de fevereiro, no Sambódromo, as equipes estarão na Ponte Rio Negro, Porto da Ceasa e da Manaus Moderna e na barreira da BR 174 e AM 010.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024