Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


PNCE pretende massificar cultura exportadora no Amazonas

O Plano Nacional da Cultura Exportadora faz parte do Plano Nacional de Exportações.

Por Márcio Gallo, Superintendência da Zona Franca de Manaus
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016
 
 
 

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) sediou, nessa quarta-feira (3), a 1ª Reunião do Comitê Gestor do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) no Amazonas. O Comitê, cuja coordenação está sob responsabilidade da autarquia, tem por objetivo discutir as diretrizes do PNCE, que visa a desenvolver e difundir a cultura exportadora em cada Estado da federação, através da capacitação de empresários e profissionais ligados ao comércio exterior para o aumento e qualificação da base exportadora brasileira.

Além da SUFRAMA, o Comitê é composto pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SeplanCTI), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Caixa Econômica Federal (CEF), Núcleo de Faixa de Fronteira do Amazonas (Niffam), Núcleo Estadual dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), Correios, Banco da Amazônia, Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (CIN/Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Associação Amazonense de Municípios (AAM), Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio/AM), Banco do Brasil e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM).

O Plano Nacional da Cultura Exportadora faz parte do Plano Nacional de Exportações (PNE), uma iniciativa lançada em junho de 2015 pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que busca promover o incremento das exportações do País como uma alternativa para driblar a atual situação econômica brasileira e aproveitar a atual taxa cambial praticada.

Durante a primeira reunião do Comitê Gestor, os membros discutiram a agenda de trabalho que vai pautar a linha de ação do grupo no Estado. Inicialmente, ficou acertado que haverá reuniões mensais e itinerantes para acompanhar, de forma mais eficiente, o cumprimento das metas estabelecidas para que o PNCE apresente resultados efetivos na região. O próximo encontro do Comitê, por exemplo, está agendado para o dia 3 de março, na sede da Faea.

Outro ponto destacado ao longo da reunião foi a necessidade de integrar os principais órgãos que atuam com comércio exterior aos objetivos do PNCE. Para tanto, técnicos da Coordenação-Geral de Comércio Exterior (Cogex) da SUFRAMA realizaram, nessa quinta-feira (4), uma visita à sede da Receita Federal do Brasil no Amazonas para expor os detalhes do Plano e solicitar apoio para garantir resultados positivos. Outros órgãos também receberão a visita dos membros do Comitê Gestor a fim de alcançar o maior número de parceiros para esta iniciativa e massificar a disseminação da cultura exportadora.

Perfil setorial
O cadastramento de empresas locais com interesse em se internacionalizar e a construção de um perfil setorial do Amazonas – o que permitirá a obtenção de uma ótica mais completa do Estado – também integram a agenda do grupo.

“Queremos tentar inserir o maior número de empresas possível no sistema do Plano Nacional da Cultura Exportadora. As entidades envolvidas na região deverão elencar as empresas com perfil exportador e, depois disso, conseguiremos dimensionar e estabelecer em que estágio da trilha ela se encontra para que se possa estabelecer um plano eficaz que atenda a necessidade empresarial”, destacou a coordenadora-geral da Cogex/SUFRAMA, Sandra Almeida.

Oficina
Ainda como parte das ações do Comitê Gestor do PNCE no Amazonas, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realizará, por meio da SUFRAMA, uma oficina sobre exportação no dia 24 de fevereiro. A oficina integrará a programação das festividades de aniversário da autarquia.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024