Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Exposição fotográfica no Paço da Liberdade

Aberta ao público a partir do dia 17 de fevereiro.

Por Mônica Figueiredo, SEMCOM
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016
 
 
 

Exposição fotográfica no Paço da Liberdade
Exposição Ária Ramos / TACIO MELO.

Manaus, 17 de fevereiro de 1915. A jovem violinista Ária Ramos morria vítima de uma bala perdida durante um baile, em plena terça-feira gorda de Carnaval, no Ideal Clube, localizado, à época, na Avenida Eduardo Ribeiro esquina com Henrique Martins, Centro. O crime que chocou a capital amazonense com seus quase 100 mil habitantes nunca foi elucidado e silenciou para sempre o violino da artista prodígio no auge dos seus 18 anos.

Mais de um século depois, o Museu Paço da Liberdade abre as portas para receber a exposição inspirada na vida e morte de Ária Ramos. Organizada por quatro fotógrafos, a exposição apresentará 24 imagens que trazem uma leitura contemporânea da mulher cuja morte ainda envolve grande mistério.

Aberta ao público a partir do dia 17 de fevereiro, a data escolhida não é uma simples coincidência: marca os 101 anos de morte de Ária. Tácio Melo, fotógrafo e um dos organizadores da exposição, conta que o interesse pela vida e morte da artista surgiu em 2011, quando, ao fotografar no Cemitério São João Batista, Zona Centro-Sul, se deparou com a sepultura de Ária feita em mármore, com a figura da jovem de corpo inteiro ostentando seu violino.

“Ao ver aquela imagem, logo pensei que aquela mulher teria uma relação muito forte com a arte e a música. Iniciei minhas pesquisas e descobri alguns blogs que falavam sobre Ária. Em 2015, busquei os familiares, que não estão mais vivos, com exceção de um sobrinho e uma sobrinha, que não moram em Manaus e que hoje têm 85 e 101 anos, respectivamente”, comentou.

Segundo Tácio, as fotografias que serão expostas não remetem a Manaus do século 19, e trazem a modelo Gabriela Nunes, na pele de Ária. “São momentos inspirados que remetem aos ensaios, cotidiano e a morte de ‘Ária Ramos’”, comentou. Compõe a exposição ainda fotografias de Rodrigo Tomzhinsky, Thaís Tabosa e Bárbara Umbra.

O Museu Paço da Liberdade, administrado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), está localizado na Praça Dom Pedro II, S/N, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 9h às 16h.


SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição Ária Ramos
QUANDO: a partir do dia 17 de fevereiro
ONDE: Museu Paço da Liberdade, Centro Histórico de Manaus
QUANTO: Gratuito

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024