Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Pensando grande, Manaus FC investe em tecnologia.

Manaus FC será pioneiro no Amazonas ao criar o Dept. de Análise de Desempenho.

Por Emanuel Mendes Siqueira,
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
 
 
 

Pensando grande, Manaus FC investe em tecnologia.
Manaus FC. / EMANUEL MENDES SIQUEIRA

Investimento em tecnologia para melhorar os resultados dentro das quatro linhas. Em 2016, o Manaus FC será pioneiro no futebol amazonense ao criar o Departamento de Análise de Desempenho. Segundo a presidente do clube, Patrícia Serudo, trata-se de uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento técnico dos times, da base ao profissional. Um gol de placa nos bastidores da bola.

 

A dirigente máxima do “Gavião do Norte” explica que o embrião do ambicioso projeto começou no final do ano passado durante a disputa do Campeonato Amazonense Infantil. Em campo, o resultado se mostrou excelente: o Manaus FC conquistou o título da categoria.

 

“Na ocasião, testamos apenas a Análise Quantitativa em alguns jogos do Sub-16, mas de forma manual e com poucos recursos. A partir deste ano, investiremos mais nesse departamento que considero estratégico para o crescimento do futebol do clube em todas as categorias”, destaca Patrícia.

 

Projeto em andamento

O Manaus FC já começou a estruturar o novo departamento, com a instalação de materiais, compra de softwares e contratação de pessoal qualificado. O analista Victor Santos, com formação na CBF, comandará o Departamento de Análise de Desempenho do clube ao lado de outro profissional da área de Educação Física.

De acordo com Victor, um dos objetivos do departamento é potencializar a captação de atletas, mapear jogadores com evidente potencial de evolução, monitorar nossas equipes e atletas, municiando os treinadores do Infantil ao Profissional de informações que possam auxiliar na evolução do desempenho individual e do grupo.

O setor de “inteligência” atuará diretamente com a comissão técnica das equipes do Manaus FC. O pontapé inicial dessa nova fase do projeto é o Estadual de Juniores, que começa no mês de março.

Mais sobre o assunto

Segundo o site FutGestão, a análise de desempenho vem aos poucos sendo introduzida no futebol brasileiro, contudo, na Europa, esse mecanismo já vem sendo utilizado como forma de evolução dos clubes há bastante tempo. No final dos anos 90 muitos já eram os estudos realizados e, desde então a análise de desempenho, comumente conhecida também como scout, passou a fazer parte do futebol no Velho Continente.

A principal atividade do analista de desempenho é abastecer de informações a comissão técnica e a diretoria do clube com Análises Quantitativas e Qualitativas dos atletas e do time.

A Análise Quantitativa é aquela que trata dos dados estatísticos da partida, da equipe ou até mesmo do jogador. Número de faltas, impedimentos, posse de bola, etc. Já Análise Qualitativa é aquela na qual se analisa basicamente as fases do jogo, quais sejam: momento ofensivo/defensivo, transição ofensiva/defensiva e ainda as bolas paradas.

Basicamente o analista de desempenho fornece à comissão técnica dados importantes e primordiais sobre o próximo adversário, ou ainda, se a equipe tem conseguido realizar durante as partidas, o que é trabalhado nos treinos, etc.

O estudo da análise de desempenho de jogadores pode ser ponto determinante no momento de contratação de um atleta, por exemplo. Um analista de desempenho pode ter em seu banco de dados todas as informações necessárias para a diretoria do clube decidir pela contratação de um determinado atleta ou não. Através da análise é possível saber quantos minutos o atleta atuou na última temporada, quantos gols fez, quantos cartões recebeu, quanto tempo esteve contundido, enfim, um relatório detalhado pode ser determinante no momento de uma contratação.

E como um analista de desempenho consegue armazenar e trabalhar com tantas informações? A resposta é simples. A tecnologia tem sido a grande aliada dos clubes e profissionais nesse sentido. A cada ano são lançados novos softwares de análise de desempenho que são capazes de transformar dados coletados em tempo real, em planilhas a serem repassadas ao treinador até mesmo durante a partida.

A grande questão, e talvez, a mais importante é saber fazer a leitura desses dados, em especial dos números que são coletados através desses softwares.

Quando falamos que o Brasil está muito atrasado em relação à Europa é exatamente por isso. Enquanto clubes europeus trabalham com uma média de 20 profissionais nessa área, no nosso País a realidade é outra. Muitas vezes os clubes contam com apenas um ou dois profissionais nessa área tão importante dentro da nova realidade do futebol.

Os clubes brasileiros não têm que copiar os europeus, no entanto precisam entender o quão importante esses dados são dentro da nova ótica do futebol. É latente a diferença entre o nível do Campeonato Inglês e o Brasileiro, por exemplo. Sabemos que nossos jogadores “nascem” com a magia do futebol nos pés, porém, o que se tem visto é que só essa técnica apurada não tem servido para sermos competitivos diante de outros países. Precisamos aprimorar a parte cognitiva e tática não só de nossos jogadores, mas também, dos treinadores e demais profissionais que lidam de forma direta com o futebol.

Após a Copa do Mundo de 2014 muito se falou em renovação do nosso futebol, mas pouco se fez. Dentre as mudanças que precisam ser feitas, uma passa exatamente por aí. Profissionalizar os clubes e criar dentro deles um departamento próprio de análise de desempenho, não que seja essa a solução para nosso futebol, mas sem sombra de dúvidas, dessa forma se reduzirá e muito os erros, principalmente no que diz respeito à contratação de jogadores.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024