Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


MEC promove tarde cultural na sede da ADUA nesta quarta-feira (17)

O evento é uma promoção do Movimento Educar para a Cidadania.

Por ADUA,
terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
 
 
 

MEC promove tarde cultural na sede da ADUA nesta quarta-feira (17)
Exposição. / Arquivo ADUA.

A sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) será palco de uma tarde cultural promovida pelo Movimento Educar para a Cidadania (MEC), nesta quarta-feira (17). Lançamentos de livros, exposições de pintura e fotografias e um sarau de poesias compõem a programação do evento aberto aos três segmentos da comunidade universitária e à sociedade em geral.

Com abertura prevista para as 15h, a “Tarde Cultural” iniciará com o lançamento e exposição do livro “Teoria Crítica e Adorno: ideias em constelação”, organizado pelos professores Renan Freitas Pinto, Davyd Spencer e Tenório Telles, e que tem, na obra, um capítulo produzido pelo presidente da ADUA, José Alcimar de Oliveira. Os docentes Renan Freitas e José Alcimar vão participar da mesa de abertura do evento.

O lançamento do livro “Ethos e Figurações na Hinterlândia Amazônica” do professor Gláucio Campos Gomes de Matos, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) dá continuidade à programação. A obra, editada pela Editora Valer, teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e é baseada na tese de doutorado intitulada “Práticas Socioculturais, figuração, poder, diferenciação em Bicó, Cuiamucu e Canela-Fina – Comunidades Amazônicas”, defendida em 2008, na Universidade Estadual de Campinas.

“Destaco o processo de integração, a diferenciação social ocorrendo no Amazonas e o maior grau de interdependência funcional, as relações de poder e a força oculta do processo civilizador avançando sobre as comunidades, tanto de não índios como indígenas”, resenha o professor Gláucio Campos.

Durante a tarde, os participantes poderão prestigiar ainda a exposição de pinturas “Geografia e Arte”, do professor do Departamento de Geografia da Ufam, Marcos Castro, assim como o Sarau de Poesias do professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Welton Oda.

Outra exposição que ocorrerá no local recebe o nome de “50 Tons de Ensino”, reunindo fotografias do Jubileu de Ouro da Faculdade de Medicina (FM) da instituição. As imagens, organizadas pelo professor do curso, o médico Antônio de Pádua Quirino Ramalho, retratam um pouco da história da unidade acadêmica que completou, no ano passado, cinco décadas de existência. O encerramento da tarde cultural está previsto para as 17h30.

O evento é uma promoção do Movimento Educar para a Cidadania, entidade criada e mantida por professores, técnico-administrativos e estudantes da Ufam em parceria com representantes da sociedade civil. O movimento tem o objetivo de discutir políticas públicas que envolvam o direito à cidadania. As reuniões do MEC ocorrem todas as quartas-feiras, na sede da ADUA, no setor sul do Campus Universitário.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024