Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Procon Manaus alerta para compras em promoções

É direito do consumidor obter a nota fiscal.

Por SEMCOM,
terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
 
 
 

Procon Manaus alerta para compras em promoções
Comércio. / KARLA VIEIRA

Em meio à crise econômica brasileira, comerciantes estão realizando promoções e liquidações para movimentar a economia local. Na ocasião, a Ouvidoria  e Proteção ao Consumidor  (Procon Manaus) está orientando a população para ficar atenta aos seus direitos.

Uma das principais atitudes do cliente é exigir a nota fiscal, pois  além de comprovar a garantia, ela assegura o direito na hora de registrar a reclamação nos Órgãos de Defesa do Consumidor e a arrecadação de impostos que auxiliam na construção de escolas, creches, hospitais, etc.

“Primeiramente é direito do consumidor obter a nota fiscal. Posteriormente o consumidor deve se certificar que a mercadoria que ele está adquirindo em promoção não possui nenhum tipo de defeito, pois é comum essas mercadorias serem as famosas ‘ponta de estoque’, ou seja, só há aquela peça. Além de tudo, o consumidor deve perguntar sempre se a loja aceita troca de mercadorias.”, advertiu  o coordenador do Procon Manaus, Alessandro Cohen.

Prazo de troca

O consumidor também deve ficar atento se a loja possui política de troca, como poderá ser feita e qual o prazo da mesma.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 49, versa o direito de arrependimento, caso as compras tenham sido feitas fora do ambiente comercial, ou seja, via telefone ou internet. A desistência do contrato pode ser feita no prazo de 7 dias, a contar da assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.

Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, devem ser devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

Crédito e débito

Outro importante item que o comprador precisa saber é que fixar um preço mais alto para quem paga com cartão de crédito ou débito fere o inciso V do artigo 39 do CDC, que classifica como prática abusiva exigir do consumidor vantagem excessiva. A regra vale para todos os estabelecimentos, inclusive pequenos comércios.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor poderá dirigir-se a sede da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor – Procon Manaus localizada na Rua Afonso Pena, 38 – Centro ou ligar 0800 092 0111.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024