Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Complexo de Gaivota prepara nova temporada teatral
Por Mônica Figueiredo, SEMCOM
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
 
 
 

Complexo de Gaivota prepara nova temporada teatral
Complexo de Gaivota. / DIVULGAÇÃO

Na primeira apresentação realizada em junho de 2015, foi casa cheia. Para a temporada 2016, em abril e maio, o espetáculo “Complexo de Gaivota” promete o mesmo sucesso. Com uma nova montagem, a peça produzida pela artista Thais Vasconcelos fala sobre o teatro, sobre o medo do fracasso, a aceitação e os complexos processos de criação artística. E apresenta uma peça dentro da peça.

“Complexo de Gaivota”, que foi contemplado pelo Edital de Conexões Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), nasceu da montagem de conclusão do curso de Teatro de Thais, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Desde então, o texto passou por muitos tratamentos.

“A primeira inspiração vem do texto de Anton Tchekhov, A Gaivota, que trata das intempéries do fazer teatral. Em seguida, escrevi uma dramaturgia livremente inspirada nele, um texto com recortes de outras peças, de filmes, de relatos anônimos da internet: O Complexo de Gaivota. E agora, o elenco, junto à direção, fez o que nós chamamos de “a destruição” do texto para essa nova montagem”, explica a artista.

A história se desenvolve a partir do diretor de teatro contemporâneo chamado Trepliev, que está ensaiando uma nova peça: o musical contemporâneo “Elefantes Verdes”, o qual ele acredita ser o melhor espetáculo de todos os tempos. Sua mãe, uma diva do teatro – Arkádina - faz parte do elenco e sempre satiriza o filho por suas ideias estapafúrdias. No elenco de ‘Elefantes Verdes’ está também a jovem atriz Nina, que sonha em ser famosa e aparecer na Globo.

Segundo Thaís, é uma tragicomédia que leva ao público um pouco do que é o backstage de uma produção teatral nada glamourosa e exageradamente pitoresca. Em cena, a artista interpreta “Arkádina”, e os atores Heitor Loris e Tainá Lima, dão vida a “Trepliev” e “Nina”, respectivamente.

Conexões Culturais

Para Thais Vasconcelos, ser contemplado por um edital “É um desejo de todo artista-pesquisador”. “Todos querem conseguir tirar seus projetos do papel e executá-los como deve ser. No meu caso, a montagem era acadêmica e sem recursos técnicos pela falta de apoio financeiro. Agora está sendo produzida a todo vapor e subsidiada em uma companhia de teatro profissional”.

Nessa nova montagem, assume a direção do espetáculo Taciano Soares, diretor responsável por espetáculos como “Fando e Lis”, “Oração”, “Persona – Face 1”, entre outros.  

 

Publicidade


   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2021