Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



De arte circense à percussão, Apoena continua atividades na Zona Norte
Por Mônica Figueiredo, SEMCOM
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
 
 
 

De arte circense à percussão, Apoena continua atividades na Zona Norte
Arte na Zona Norte. / INGRID ANNE

Em sua segunda semana de execução, o projeto Apoena promove uma série de atividades de ocupação artística na Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães, no Mutirão, na Zona Norte. A ação envolve dança, música, teatro, artes circenses e visuais. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Ocupação Artística, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e segue com programação intensa até maio.

"Quando propusemos um prêmio com essas características é porque acreditávamos nesse potencial descentralizador, de colocar o poder público como fomentador da prática cultural. A importância disso é imensurável pelo poder transformador da arte", afirmou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

Idealizadora do Apoena, Francis Baiardi, explicou que o projeto é voltado para crianças e adolescentes da escola, mas envolve, também, a comunidade. “Nesta semana faremos duas oficinas no período da manhã e mais três à tarde. Às sextas-feiras ocorrem as apresentações teatrais”, explicou.

Entre as atividades programadas para os próximos dias estão as oficinas de Artes Visuais e Percussão, 29/02 e 1/03; Oficina de Clown e Dança Contemporânea, 2 e 3/03; Apresentação da Contém Dança Cia e do artista circense Alan Panteón, 4/03.

Para o gestor da escola, Carlos André Alonso, o projeto cultural influência diretamente no desenvolvimento acadêmico dos alunos, que despertam o interesse para as mais variadas modalidades artísticas. “Aqui, buscamos sempre valorizar essas atividades com os alunos. Participamos de projetos, envolvemos a escola com a comunidade e trabalhamos para que isso aconteça; para que esses projetos estejam cada vez mais presentes”, ressaltou o gestor.

Graffiti

No último fim de semana, o Mutirão também foi cenário para a 5ª Edição da Black & White Mostra de Graffiti. O evento reuniu 35 artistas, dos quais dez eram convidados vindos de outras cidades brasileiras e do exterior. Os graffitis foram produzidos no muro da Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães. 

Um dos coordenadores da mostra, o artista Jarbas Gato Marinho, o Lobão, destacou o sucesso desta edição. “O interessante é que vem participar não apenas quem faz graffiti, mas quem quer aprender ou só tem curiosidade de participar”. O encontro levou ao palco, ainda, outros elementos da cultura do hip hop, como djs e rappers. 

 

Publicidade


   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2021