Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Professora Jacqueline faz alerta sobre crise no setor turístico

"Há uma previsão de fechamento de quatro hotéis no primeiro semestre deste ano."

Por Plano B Consultoria,
terça-feira, 1 de março de 2016
 
 
 

Professora Jacqueline faz alerta sobre crise no setor turístico
Jacqueline Pinheiro (PHS). / TIAGO CORRÊA

Preocupada com os rumos do setor turístico na capital e no Estado do Amazonas, a vereadora Jacqueline Pinheiro (PHS) fez um alerta no plenário sobre a crise que o setor está enfrentando. Segundo ela, há uma previsão de fechamento de quatro hotéis no primeiro semestre deste ano e vários voos diretos de Manaus para outros Estados já foram cancelados pelas companhias aéreas.

Jacqueline afirmou que os empresários de turismo estão agonizando e pedem por políticas de incentivo fiscal, divulgação correta, captação de eventos, infraestrutura urbana de qualidade, elaboração de planos de turismo e marketing para o Estado e para a cidade de Manaus, entre outras demandas. “O turismo precisa ser tratado como política pública permanente, pois é uma atividade que demanda muita mão de obra, pelo fato de estar no setor terciário, gerando empregos diretos, induzidos e indiretos, consequentemente, gerando distribuição de renda. No entanto, como eu já tratei também, estamos vivendo um crise que está afetando todos os setores”, afirmou.

Em discurso, ela citou o artigo “Desafios do Turismo no Amazonas”, do professor Mário Petrocchi, que teve como base a pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), um estudo de demanda turística nacional de 2012, encomendada pelo Ministério do Turismo. Nessa pesquisa, consta que os gastos com viagens dos amazonenses superaram em 46,2% as receitas dos turistas no Estado, no que tange ao mercado nacional. Na época, o Amazonas ocupava a 21º posição na recepção de turistas entre as Unidades da Federação, ou seja, recebeu 707 mil turistas.

Em 2011, segundo ela, o Amazonas registrou índice receptivo de 20 turistas por habitante, que é inferior aos índices do Acre (23,7), da média nacional (30,6), do Tocantins (33,6) e de Roraima (38,4). De acordo com Jacqueline, a taxa de ocupação dos hotéis da cidade de Manaus foi de 25% no ano de 2015. Ela lembrou ainda que perdemos, recentemente, o voo de Lisboa da Tap para Belém por causa da isenção de ICMS que não demos e os voos diretos para Fortaleza, Rio de Janeiro e Boa Vista.

A vereadora também lembrou que foi aprovado, este ano, o projeto de lei de sua autoria, que institui o Dia Municipal do Turismólogo, a ser comemorado anualmente no dia 27 de setembro. “O turismo é um dos propulsores econômicos do país e não há como negar”, frisou.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024