Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Homenagem ao saxofonista Vinícius Dorin, dia 18

Um tributo ao saxofonista, pianista e arranjador falecido no mês de janeiro deste ano.

Por Aretha Lins, Secretaria de Estado de Cultura
terça-feira, 15 de março de 2016
 
 
 

Homenagem ao saxofonista Vinícius Dorin, dia 18
Vinicius Dorin / Anita Kalikies

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, promove, no dia 18 de março, a partir das 20 horas, o espetáculo “Homenagem a Vinícius Dorin”, um tributo ao saxofonista, pianista e arranjador falecido no mês de janeiro deste ano. O concerto fica a cargo da Amazonas Band, sob a regência do maestro Rui Carvalho, e acontece no Teatro Amazonas, contando com 75 minutos de duração.

Para o maestro Rui, Vinícius será sempre inesquecível e incomparável para a Amazonas Band. “Quando ele celebrou 50 anos de vida com um concerto no SESC Pompéia, em São Paulo, me convidaram para apresentá-lo antes do show. Eu não sabia o que dizer, porque falaria não somente de um amigo, mas também de uma personalidade que, para mim, está além de palavras”, conta.

“Dorin despertava em mim respeito e admiração sem limites. Quando apresentei seu show, traduzi esse sentimento da amizade em uma poesia de Fernando Pessoa. Neste concerto, iremos homenagear uma pessoa que viveu um tempo fugaz, mas de forma intensa e apaixonada. É difícil de explicar o valor de um sentimento como esse. O som dele vive em nós”, completa Carvalho.

Na visão do Secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, a homenagem ao saxofonista é mais que merecida. “Dorin sempre participou das edições do Festival Amazonas de Jazz como convidado e como professor de vários workshops para os nossos músicos. Esse concerto é uma forma de agradecermos a ele por toda a contribuição e carinho que dedicou a nós”, destaca.

O artista

Nascido em 1962, no município de Itu, estado de São Paulo, Vinícius Dorin iniciou sua vida musical ainda jovem, como flautista da orquestra de sua cidade natal. Estudou saxofone no conservatório de Tatuí, cidade vizinha à sua, e estudou piano no Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM), na cidade de São Paulo. Entretanto, sua paixão era o saxofone, e isso o levou a atuar com diversos nomes da Música Popular Brasileira (MPB), como Gal Costa e Simone, e com os maestros Arismar do Espírito Santo, Laércio de Freitas e Hermeto Pascoal.
Dorin gravou dois discos: “Revoada”, de 2004; e “Amazonas Jazz com Vinícius Dorin”, de 2009, gravado ao vivo em Manaus no mês de julho. O saxofonista também esteve em Manaus por diversas vezes. Em 2005, como solista do Projeto Amazonas Jazz Band Convida; em 2006, com seu quinteto e a Banda Mantiqueira; em 2007, com o grupo de Arismar do Espírito Santo; em 2008, com Hermeto Pascoal; e em 2009 e 2010, com a Amazonas Jazz Band. Também em 2010, atuou como primeiro-saxofonista alto da orquestra em seu décimo aniversário.

O evento

Dentro do repertório do concerto, estão obras de Dorin como “Cincando”, “Caminho Verde” e “Maracatudo”, além de músicas conhecidas da MPB como “Samba de Uma Nota Só”, e outras como “Tengo Tengo”, “Dindi” e “P’ra Dizer Adeus”. A noite promete várias surpresas e muitas emoções durante a apresentação.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024