Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


3ª ed. da Revista do Artesanato é lançada.

O material impresso foi apresentado durante solenidade alusiva ao Dia do Artesão.

Por SEMCOM,
sexta-feira, 18 de março de 2016
 
 
 

3ª ed. da Revista do Artesanato é lançada.
3ª. Edição da Revista do Artesanato. / Karla Vieira / Semcom

Referência na divulgação e no marketing dos produtos desenvolvidos por artesãos em Manaus, a 3ª. Edição da Revista do Artesanato foi lançada nesta sexta-feira (18). O material impresso foi apresentado durante solenidade alusiva ao Dia do Artesão (comemorado neste sábado, 19), no auditório do Les Artites Café Teatro, e vai beneficiar 68 trabalhadores, de forma direta, e 182, indiretamente.

A revista, que já mudou a vida de muita gente, é fruto de um projeto executado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), e tem o apoio dos próprios artesãos. O impresso contém um catálogo com nomes, contatos telefônicos e fotos das peças artesanais, que puderam ser conferidos com auxílio de um vídeo institucional.

O novo exemplar foi lançado pelo próprio secretário da Semtrad, David Reis, que representou o prefeito Artur Neto no evento. David destacou o esforço da prefeitura em apoiar o artesanato local, apesar das dificuldades provocadas pela crise no País.

“Nenhum prefeito fez tanto pelos artesãos, quanto tem feito o Artur. Vocês são parte de um acervo que não havia antes, mas que hoje é realidade dentro da Semtrad”, disse o secretário da Semtrad, David Reis, que representou o prefeito Arthur Virgílio Neto na solenidade, acompanhado dos representantes da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadores Terezinha Ruiz e Luís Neto.

Superação

Além do vídeo, alguns produtos contidos na revista foram expostos pelos artesãos no Café Teatro. Entre eles estava o de Wall França, 54, cuja vida mudou radicalmente, por conta do artesanato.

Há alguns anos, ela enfrentou problemas sérios de saúde e chegou a um estado de alto grau depressivo. Aconselhada por um psiquiatra, não baixou a cabeça e começou a mexer com artesanato. Do tratamento que priorizava sessões de arteterapia surgiram materiais como canetas, toalhas decorativas, chaveiros e até bonecas de pano que faz referência a uma indígena.

“Essa é uma peça que eu fiz baseada numa história real, referente à Maria do Carmo Sateré. Ela deixou o interior para vir expor seus produtos na capital, mas se deparou com as dificuldades e o preceito, até ganhar a chance que todos ganhamos, nos últimos três anos”, resumiu Wall França.

A artesã também faz parte do projeto “Coração Solidário” e até produziu um coração de tecido, que é usado para descanso do braço, por mulheres vítimas do câncer de mama.

Quem também passou por um período de depressão, mas viu no artesanato a chance de ter uma vida nova foi o casal Maria Auxiliadora Venâncio e Francisco de Assis da Costa. Apesar de aproximadamente 17 anos de pura interação com o ramo da marchetaria (técnica trabalhada em madeira), ambos tiveram dificuldades para se estabilizar no negócio.

“A situação ficou ruim quando ele perdeu a mãe. Foi um período de muito sofrimento, mas superamos e, nos últimos três anos, já conseguimos vender bastante”, disse Maria Auxiliadora. 

Exemplares gratuitos

Todos os trabalhos dos artesãos cadastrados na Semtrad e a própria Revista do Artesanato, que é distribuída de forma gratuita, podem ser conferidos em locais como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, o Porto Privatizado de Manaus, e em feiras como a do Centro, aos domingos, e da Aparecida, às terças-feiras.

Além do material impresso, o catálogo também está disponível em versão eletrônica, no site semtrad.manaus.am.gov.br.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024