Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Saga do Calvário: 16ª edição do espetáculo teatral da paixão de Cristo

Evangelizar e mostrar à sociedade o verdadeiro sentido da Páscoa.

Por Juliana Souza da Silva,
domingo, 20 de março de 2016
 
 
 

Evangelizar e mostrar à sociedade o verdadeiro sentido da Páscoa. Este é o maior propósito do espetáculo teatral “Saga do Calvário”, que acontece no próximo dia 23 (quarta-feira), às 19h, na Paróquia Santíssima Trindade, no bairro Japiim I – zona Sul. A encenação, que este ano completa sua 16ª edição, promete emocionar o público. O tema deste ano foi inspirado na passagem bíblica de João 19, 26 - 27: “Mulher, eis aí teu filho. Filho, eis aí tua mãe”.

A história mais conhecida de todos os tempos, ganha vida através dos personagens protagonizados pela comunidade participante da paróquia. Ao todo, 100 pessoas participam da produção do espetáculo, a maioria jovens. “Há 16 anos eles fazem esse espetáculo acontecer. É um grande benefício para a evangelização aqui em nosso bairro. Muitas pessoas já foram atraídas para participar da caminhada cristã, através desse evento. E é justamente isso que queremos, aproximar as pessoas de Deus, além de introduzir na família o sentido cristão dessa data comemorativa”, afirma a coordenadora Nilciana Trindade.

Segundo o diretor técnico Charles Franklin, o tema ressalta a proposta do Papa Francisco no Ano da Misericórdia. “Quando Jesus entregou a mãe Dele ao apóstolo João, Ele sabia que toda a humanidade necessitava de um colo de mãe. Ao mesmo tempo, Maria também iria precisar daqueles filhos para conseguir continuar sua caminhada. Essa foi uma forma suprema de Cristo nos dar sua misericórdia, mostrando que a unidade é um dos melhores caminhos que podemos seguir para alcançar a salvação. Unidade, misericórdia e amor de Deus, são os sentimentos que representam esse espetáculo, afinal, para nós católicos, Maria é a pessoa que mais foi exemplo desse tripé”, disse ele.

Apresentado ao ar livre, o espetáculo tem duração aproximada de duas horas e o largo da igreja é o palco da apresentação. O público poderá ver de perto a encenação de episódios citados na bíblia, como por exemplo, a “Anunciação do Anjo à Maria”, “Milagre do Paralítico”, “Tentação no Deserto”, “A mulher Adúltera” (episódio em que Jesus é interrogado sobre a lei de Deus), “Jesus anda sobre as Águas”, “O Pretório” (lugar em que Jesus foi açoitado), “Crucificação” e a tão esperada “Ressurreição”, finalizando com a queima de fogos.

A estrutura conta com um telão de Led, iluminação, som, palco, além de objetos cênicos que foram construídos para o cenário, como a casa na qual acontece o milagre do paralítico, a barca de 5 metros que se rá utilizada pelos discípulos, o poço onde a mulher samaritana é abordada por Jesus, entre outros. Tudo feito pelas mãos de homens da comunidade. “Além dos ensaios de preparação dos atores, o cenário é também uma das nossas preocupações. Todos os detalhes são observados cuidadosamente. Desde as falas da interpretação ao vaso que será posto na cena da santa ceia. E isso quem faz somos nós, que a cada ano buscamos nos aperfeiçoar, fazendo com que a Saga do Calvário seja de fato o relato mais próximo da história de Cristo”, comenta Franklin.

A encenação envolve todas as pastorais e movimentos da Paróquia Santíssima Trindade. Os custos são arcados por doações e trabalhos comunitários como brechós, pedágio solidário (onde os jovens vão para os sinais pedir contribuição dos motoristas), cafés da manhã e vendas de guloseimas e rifas. “Aproveitamos esses momentos para divulgar o espetáculo. Cada pessoa que ajudou tem uma parcela significativa, não é à toa que o bairro do Japiim já tem marcado em seu calendário que na quarta-feira de cinzas tem a apresentação do espetáculo da paixão de Cristo” comenta Silvânia Almeida, outra coordenadora do evento.

Histórico
A “Saga do Calvário” foi apresentada pela primeira vez em 1999, em forma de Via Sacra, onde os jovens vestiam-se de personagens e percorriam as ruas do bairro do Japiim. Teve também apresentação em procissões, onde o “palco móvel” foi um caminhão. Um dos momentos mais importantes para o evento foi partilhar da vida de Jesus mostrando-a para as presidiárias da Penitenciária Feminina do Amazonas, no Km 8 da BR 174.

Serviço:
O que: Espetáculo teatral Saga do Calvário 2016
Onde: Paróquia Santíssima Trindade – Rua 13, Japiim I
Quando: 23 (quarta-feira), às 19hs
Quanto: gratuito

*Paróquia Santíssima Trindade*
*Saga do Calvário 2016*
*Assessoria de Comunicação*
Contatos: Juliana Silva - 98244-8624

Ensaios: Sábado (19) às 15h, domingo (20) às 15, segunda (21), às 19h
ENSAIO GERAL: Terça (22), às 19h30
Endereço: Paróquia Santíssima Trindade, Rua 13 s/n, Japiim I. (próximo à Temakeria Shinzen)

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024