Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Curso de culinária regional capacita permissionários.

Permissionários do Mercado Adolpho Lisboa e Galerias Populares.

Por Liliane Costa, SEMCOM
quarta-feira, 23 de março de 2016
 
 
 

Curso de culinária regional capacita permissionários.
Chef Fernando Matos de Souza Neto. / Tárcio Melo

Curso de culinária regional capacita permissionários do Mercado Adolpho Lisboa e Galerias Populares

Cerca de 50 permissionários, que trabalham no ramo de alimentação no Mercado Adolpho Lisboa e nas Galerias Populares, participaram na tarde dessa terça-feira, 22, da primeira “Oficina de Apresentação de Cardápio” que aconteceu na sala de eventos do próprio Mercado, localizado no Centro Histórico de Manaus.

Esta foi a primeira de uma série de três oficinas, que vão acontecer este ano, para qualificar permissionários que trabalham no ramo de alimentação. Com isso, clientes e turistas que vêm visitar a cidade terão a possibilidade de degustar um amplo cardápio da gastronomia regional com requintes da culinária profissional.

Durante a oficina, os permissionários, puderam ter a oportunidade de adquirir cursos teóricos e práticos com o Chef Fernando Matos de Souza Neto, pesquisador gastronômicos que reúne mais de 30 anos de experiência.

Pratos sofisticados com iguarias regionais foram ensinados aos participantes, como a munjica de tambaqui com tucupi, bolinhos de pirarucu, geleia de pimenta, cumbuca de pirarucu e bolinho de piracuí.

“Com este curso, a nossa meta é ampliar os conhecimentos dos permissionários, mostrando a eles a qualidades dos ingredientes regionais que nós temos e a forma que eles podem ser utilizados para criar novos pratos, novas apresentações e consequentemente atrair um novo público para frequentar o mercado” explicou o chef.

O curso gratuito foi uma realização da Prefeitura de Manaus coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), em parceria com a Subsecretaria Municipal do Centro Histórico (Subsemch). Ele faz parte de uma série de ações de qualificação realizadas junto a comerciantes e microempreendedores da capital.

O Diretor Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) - Bernardo Monteiro de Paula, participou do evento representando o Prefeito Arthur Virgílio Neto. Ele destacou que tudo que vem acontecendo de requalificação no Centro Histórico enriquece a cidade com serviços mais adequados para a população manauara e também aos turistas que visitam a região.

“A hospitalidade do povo manauara é fantástica e aliada à uma gastronomia de qualidade é imbatível. Queremos ter uma gastronomia requintada, com as nossas origens, de uma forma qualificada para atender também da melhor forma a população e o turista que nos visita aqui em nossa cidade”, conclui.

Permissionários “Novos Chefs”

Após 3 horas de curso, os permissionários foram diplomados na “Oficina de Apresentação de Cardápio” e começam e se tornar novos chefs.  Para o permissionário Paulo César Gama da Silva, o curso é uma oportunidade de aprender algo diferente e assim atrair um novo público para seu restaurante que funciona no Mercado há mais de 15 anos. “A prefeitura está de parabéns por nos oferecer essa oportunidade de forma gratuita. São ingredientes que conhecemos, mas por falta de coragem não arriscamos em algo novo. Agora também vou inovar com algumas receitas na minha cozinha” contou.

Edilza Marinho, trabalha há 24 anos no ramo de alimentação e achou o curso maravilhoso. “Depois desse curso, vejo que tenho tudo que preciso para inovar em minha cozinha, e agora vou também inovar pratos para oferecer a clientela que vem nos visitar aqui no mercado” disse contente  a permissionária.

Após provar a munjica de tambaqui, um dos pratos apresentados no curso, a dona Enocília Moura da Silva, que há 30 anos trabalha com refeições, fala da sua experiência degustativa.

“O uso do tucupi no preparo do prato deixou a munjica com um sabor bem diferente e regional, achei uma delícia e vou passar a fazer para oferecer aos meus clientes, e eu tenho certeza que eles vão gostar”, finalizou.

E para quem ficou com água na boca, pode provar os novos pratos na Feira Municipal do Mercado Adolpho Lisboa ou em uma das praças de alimentação das Galerias Populares .

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024