Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Yi Ocre (AM) e OraMortem (MT) iniciam circuito Palco Giratório

Espetáculos de dança e teatro, oficinas e mesas redondas fazem parte da programação.

Por Carla Mezulan Marques, Sistema Fecomércio – Senac e Sesc AM
segunda-feira, 4 de abril de 2016
 
 
 

Yi Ocre (AM) e OraMortem (MT) iniciam circuito Palco Giratório
Palco Giratório. / DIVULGAÇÃO

Espetáculos de dança e teatro, oficinas e mesas redondas fazem parte da programação do Circuito Sesc Palco Giratório, que no Amazonas, inicia a partir da próxima quarta-feira (06). Manaus, capital do Estado, recebe a primeira montagem da programação, o espetáculo de dança  ‘Yi Ocre’, do Corpo de Arte Contemporânea, grupo amazonense. Yi Ocre propõe uma performance cênica pouco convencional, apresenta pontos polêmicos para alguns olhares, o que reforça o conceito de que arte proporciona reflexão para a compreensão de como se pode reagir diante de determinados acontecimentos da vida. O palco da apresentação será o Café Teatro – Les Artist Café, localizado na Av. Sete de setembro, 377, próximo ao Paço da Liberdade. O espetáculo de dança contemporânea será apresentado no dia 06 de abril, às 20h. A entrada é gratuita e a classificação é 18 anos.

Além disso, o Corpo de Arte Contemporânea também estará à frente do ‘Pensamento Giratório’, uma espécie de mesa redonda que irá abordar a comunicação e a relação entre as diferentes artes que compõem uma mesma cena, o que é característico nas produções do grupo, articulando sonoridade, visualidade, corpo/movimento, plasticidade cênica, performance, entre outros. Tais características vêm se firmando com força em Yi Ocre, como resultado da diversidade artística nele absorvida. O Pensamento Giratório acontecerá na sala de dança do Sesc Centro, localizado na Rua Henrique Martins, 427. A entrada também é gratuita e para participar não é necessário fazer inscrição.

“Queremos passar uma mensagem sobre o conceito no território da dança contemporânea, afinal, a dança nasce do que a instiga, do que a inquieta, do movimento, da maneira singular de expressar o gesto, do som ou da ausência dele, do pulsar do corpo e do que reverbera dele”, descreve o líder do grupo, Odacy Panteón.

Dando continuidade ao circuito, no dia 11 de abril, às 20h, o grupo Mato-grossense in-Prórpio Coletivo desembarca em Manaus com o espetáculo ‘OraMortem’, a montagem aborda um momento inesperado, um delírio disparado no encontro da Velha com o Menino. Dois personagens se fragmentam em reflexos e projeções para expor aquilo que não cabe, que é desajustado, que escapa das clausuras do espaço-tempo. A proximidade da morte como sintoma de vida. O corpo dela transborda e o espaço inundado está na iminência de derramar. OraMortem também será apresentado no Café Teatro – Les Artist Café. A entrada é gratuita e a faixa-etária 12 anos.

Nos dias 09 e 10, das 13h às 17h, na sala de dança do Sesc Centro, o grupo in-Próprio Coletivo realizará a oficina “Corpo e Luz: Experimentações de Grafias no espaço”, destinada aos artistas locais – atores, bailarinos, ensaístas, produtores, pedagogos, professores de arte, artistas circenses e estudantes de teatro. A oficina parte do pressuposto de que um corpo é primeiramente um encontro com outros corpos e há capacidade de afetar e ser afetado. Nesta oficina, o corpo, a luz e o espaço serão experimentados numa mesma zona de compartilhamento. O grupo defende que as fronteiras entre corpo e luz sejam borradas, num exercício concomitante de retroalimentação, descartando qualquer centro hierárquico entre as duas linguagens. A proposta é investigar as imagens, grafias no espaço e cenas que surgem a partir dos atravessamentos que a relação entre corpo e luz pode disparar. Para participar, é necessário que o interessado leve objetos que produzam algum tipo de luminosidade, que serão utilizados nos exercícios de criação.

No dia 10 de abril também haverá apresentação de uma produção amazonense, às 20h, no Ateliê 23 – casa de criação, localizado na Rua Tapajós, 166, Centro. Trata-se de uma história de homens e mulheres trans de Manaus, que se encontraram em 2014 e compartilharam suas experiências de vida com o Ateliê 23. A obra denuncia a triste realidade sobre ser transexual em Manaus ou, ainda, ser um transexual brasileiro. O espetáculo "PERSONA - Face Um" é uma poesia dramática que aborda, nesse primeiro momento, as dores e angústias delatadas em quatro entrevistas que mudaram suas vidas, incentivando o exercício para a sensibilização da causa trans. A faixa-etária da apresentação é 16 anos.

Além destes, o Palco Giratório receberá ainda cinco grupos de teatro e dança de outros estados, que passarão pelo interior do Amazonas apresentando seus espetáculos, além de oficinas e atividades artísticas gratuitas até setembro de 2016. Os espetáculos chegarão ao interior a partir da segunda quinzena de maio.

Programação
06/04 Espetáculo Yi Ocre
Local: Café Teatro – Les Artist Café
           Av. Sete de setembro, 377
Horário: 20h
Classificação: 18 anos

07/04 Pensamento Giratório
Local: Sala de Dança SESC Centro
           Rua Henrique Martins, 427
Horário: 19h
Público em geral

09 e 10/04 Oficina OraMortem
Local: Sala de Dança SESC Centro
Horário: das 13h às 17h
Público em geral

10/04 PERSONA face um
Local: Ateliê 23 – casa de criação
           Rua Tapajós, 166, Centro
Horário: 20h
Classificação: 16 anos

11/04 Espetáculo OraMortem
Local: Café Teatro – Les Artist Café
           Av. Sete de setembro, 377
Horário: 20h
Classificação: 12 anos

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024