Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Semsa confirma 844 casos de zika vírus em Manaus

Entre mulheres grávidas, o número de casos de zika suspeitos chega a 755.

Por SEMCOM,
quinta-feira, 12 de maio de 2016
 
 
 

Semsa confirma 844 casos de zika vírus em Manaus
Semsa confirma 844 casos de zica vírus. / Assessoria/ Semsa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou, nesta quinta-feira, 12, o Informe Epidemiológico do zika vírus em Manaus. Até a data, a capital registrou 3.789 casos suspeitos de zika vírus, sendo que 844 foram confirmados por laboratório, 1.627 foram descartados e 1.318 ainda estão em investigação. Entre mulheres grávidas, o número de casos de zika suspeitos chega a 755, com 180 confirmações, 301 casos descartados e 274 ainda em investigação.

“Temos 16 casos suspeitos de microcefalia na cidade, com apenas um bebê confirmado por transmissão por zika, mas a mãe relatou que adquiriu a doença em Boa Vista durante a gestação e veio grávida para Manaus. Temos quatro casos de microcefalia não relacionada com o zika, quatro casos descartados e sete em investigação”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Durante a divulgação dos dados, o secretário voltou a alertar a população para não baixar a guarda contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Ele enfatizou que o período de chuva tem um efeito redutor para algumas situações de criadouros, mas para os mais tradicionais não, pois continua enchendo de água os pneus, as garrafas e caixas d’águas que não têm tampa e isso tem que ser permanentemente combatido.

O secretário enfatizou que a Semsa já recebeu 4.648 denúncias de focos do mosquito por meio do Disque Saúde (0800-280-8280) e que 4.245 locais já foram vistoriados pelos agentes de endemias e pelos drones (equipamento de sobrevoo usado pela Secretaria para identificar remotamente locais considerados de risco). “Nossas equipes estão todos os dias eliminando focos de mosquito, com motofog, carros fazendo o fumacê, tudo para evitar a proliferação e a transmissão de doenças. A população é nossa grande parceira e não pode baixar a guarda contra o Aedes”, declarou.

Outro dado citado pelo secretário são as 1.676 brigadas de combate ao Aedes, que já formaram 8.737 voluntários contra o mosquito. “Quem quiser participar de formação de brigadas, para nos ajudar a eliminar os focos, pode ligar para o Disque Saúde”, salientou Homero, acrescentando que a Vigilância Sanitária (Visa Manaus) também está em alerta e já inspecionou 1.030 locais e autuou 109 imóveis e terrenos com alto risco de criadouros.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024