Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Prefeitura divulga esquema para passagem da tocha em Manaus

Cidade do futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Manaus recebe, no domingo, 19.

Por SEMCOM,
sexta-feira, 10 de junho de 2016
 
 
 

Prefeitura divulga esquema para passagem da tocha em Manaus
Workshop para validação do planejamento operacional. / Alex Pazuello/Semcom

Cidade do futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Manaus recebe, no domingo, 19, a Tocha Olímpica - símbolo máximo da maior e milenar disputa esportiva do planeta. Em solo manauara, ela percorrerá um total de, aproximadamente, 39 quilômetros, indo do aeroporto, no Terminal de Cargas, ao Centro Histórico e às zonas Leste e o Oeste, encerrando o dia com uma grande celebração no anfiteatro do Complexo Turístico Ponta Negra. No dia 20, o percurso será pelos principais pontos turísticos do Estado, como o Encontro das Águas e municípios da Região Metropolitana, entre eles, Iranduba e Presidente Figueiredo.

A rota da tocha foi divulgada nesta sexta-feira, 10, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, durante a abertura de um workshop para validação do planejamento operacional para o revezamento, nos dias 19 e 20 de junho. O evento foi realizado no Les Artistes Café Teatro, Centro, reunindo os órgãos da prefeitura e do Governo do Estado responsáveis pela megaoperação de passagem da tocha pela cidade, sob a coordenação dos comitês organizadores municipal e estadual Manaus 2016.

“Observamos que apenas aqueles pontos turísticos têm sido mostrados pelas outras cidades olímpicas. Nós fizemos questão de mostrar Manaus como ela é, o que ela avançou, de maneira clara e transparente como é o nosso modo de gerir a cidade”, disse o prefeito.

A rota foi apresentada em um vídeo-animação mostrando os três trechos que a tocha percorrerá. O prefeito destacou, ainda, as atividades culturais que serão realizadas na cidade durante a passagem da tocha. “Estou muito feliz com a proximidade dos jogos e com a chegada da chama olímpica na cidade. Quero chamar a população a se envolver nesse espírito e, da mesma forma que na Copa do Mundo, em 2014, receber nossos atletas e visitantes com todo o carinho”, disse o prefeito.

A celebração pública no anfiteatro da Ponta Negra será o ponto alto da passagem da chama pela capital amazonense. A programação terá início às 15h30 com DJ, três atrações locais, além do show dos bumbás de Parintins, Garantido e Caprichoso, que se apresentarão em dois momentos: antes e depois que a tocha acender a Pira Olímpica.

Segundo o coordenador municipal, Bernardo Monteiro de Paula, as manifestações culturais programadas para Manaus procuraram privilegiar os talentos e a cultura local. “Estaremos em um dos nossos mais significativos cartões postais da cidade, celebrando esse momento histórico com o talento dos nossos artistas”, afirmou Monteiro de Paula, que também é diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O ponto alto das comemorações será por volta das 18h, quando a tocha deverá chegar ao completo turístico. A festa está prevista para se encerrar às 22h.

Os condutores

A apresentação contou com a participação especial de cinco dos cerca de 170 condutores da tocha: a pedagoga Franciná Lira, autora do projeto “Mulheres Vidradas”, que divulga poemas em homenagem às mulheres dentro de garrafas, aliando recliclagem, artesanato e cultura; a professora Michelle Nunes, idealizadora do projeto “Parquinho inclusivo no bairro Viver Melhor” e ganhadora do prêmio Professores do Brasil 2015 – MEC; além do atleta de luta olímpica Tasso Alves, um dos principais nomes do wrestling no Amazonas e beneficiário do Programa Bolsa Atleta Municipal; o paratleta da natação Simplício Augusto de Menezes Campos; e o aluno Guilherme Domanski, destaque da rede municipal de ensino por suas notas.

A escolha dos condutores, como em todas as 329 cidades por onde a tocha passou e ainda vai passar, foi feita pelo Comitê Olímpico, patrocinadores e indicação da cidade. Entre os quase 170 selecionados para a cidade de Manaus estão estudantes das redes estadual e municipal, atletas, figuras de expressão local e esportistas de renome. Entre os condutores também estão nomes como o do piloto de Stock Car Antônio Pizzonia e o velocista Sandro Viana.

“É um momento ímpar para a nossa cidade e como manauara me sinto muito orgulho em representar o nosso povo e a nossa história também fora dos tatames”, disse o lutador Tasso Alves. “Hoje é que caiu a ficha e não tenho dúvida que vai ser algo inesquecível para todos nós”, finalizou.

A rota da tocha

A chama vai ser acesa às 9h, na avenida Santos Dumont, saída do Terminal de Cargas do Aeroporto Eduardo Gomes, onde será recebida pelo primeiro condutor - o aluno Guilherme Domanski. Ele conduzirá a tocha pelos primeiros 200 metros do revezamento montado em uma bicicleta, representando o modo alternativo de transporte. Guilherme será acompanhado por 30 alunos, que estarão esperando o condutor para a primeira manifestação de recepção da tocha, ainda na saída do aeroporto.

Daí em diante segue o revezamento pelas avenidas Torquato Tapajós, Constantino Nery, com parada na Arena da Amazônia; o comboio segue pela avenida Constantino Nery até a Leonardo Malcher e, em seguida, para a rua Luiz Antony chegando até o Paço da Liberdade, no Centro Histórico. De lá, segue para o Mercado Adolpho Lisboa e depois para as avenidas Getúlio Vargas, Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro até o Teatro Amazonas. A primeira etapa termina no Boulevard Álvaro Maia.

À tarde, o revezamento continua pelas avenidas Autaz Mirim e Itaúba, na zona Leste. E continua, no outro lado da ponte Rio Negro, indo em direção à avenida Brasil e, finalmente à avenida Coronel Teixeira, até chegar ao Complexo Turístico Ponta Negra, para a celebração.

Em todo o trajeto haverá intervenções no trânsito, como a interdição das vias por onde a tocha vai passar e restrição de estacionamento 18h antes das interdições. A Prefeitura de Manaus vai divulgar nos próximos dias, todas as intervenções e restrições, além de possíveis alterações no transporte coletivo, por meio de redes sociais e serviço da rádio volante nas áreas afetadas.

A tocha no Rio Negro

No dia 20, a Tocha Olímpica segue para o trecho de Operações Especiais, onde percorrerá a orla do rio Negro e os municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo. O início do percurso será, às 7h30, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), no bairro São Jorge, zona Oeste. De lá, a chama segue para o município de Iranduba, na comunidade Catalão, no Rio Negro, onde moram centenas de famílias em casas flutuantes e onde está prevista visitação aos botos. Ainda em Iranduba, os condutores levarão a tocha para uma tribo indígena Dessana.

A tocha segue para a Praia do Tupé, Encontro das Águas, Porto do Ceasa e Batalhão de Operações Ribeirinha, na sede da Marinha, no Centro.

O próximo ponto é o município de Presidente Figueiredo, por via terrestre, onde passará pela Cachoeira de Iracema, Corredeira da Urubuí, com retorno para Hotel Tropical, em Manaus, onde encerra sua passagem pelo Amazonas.

O coordenador estadual do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Manaus 2016, Mauro Aufiero, destacou que o percurso da tocha pelos pontos de destaque turístico do Amazonas serão o diferencial da rota na Região Norte. "É uma oportunidade única para apresentar todas nossas belezas naturais e mostrar para Brasil e o Mundo nossa população tradicional, a ribeirinha”, pontuou, destacando ainda o fortalecimento do turismo local.

O workshop é justamente para alinhar com as três prefeituras – Manaus, Presidente Figueiredo e Iranduba – todos os detalhes do refinamento da grande operação que será o Revezamento da Tocha Olímpica.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024