Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


XIII Série Guaraná dia 21

Série Guaraná apresenta “Concerto Maria Apparecida Côrtes Macedo”

Por Aretha Lins, Secretaria de Estado de Cultura
segunda-feira, 18 de julho de 2016
 
 
 

XIII Série Guaraná dia 21
Maestro Otávio Simões. / Divulgação

Série Guaraná apresenta “Concerto Maria Apparecida Côrtes Macedo”

Uma justa homenagem à Maria Apparecida Côrtes Macedo, pianista e compositora paulista de brilhante carreira, acontece nesta quinta-feira (21), no Teatro Amazonas - Centro, às 20h, um concerto que leva seu nome, fazendo parte da XIII edição da Série Guaraná. O concerto, executado pela Orquestra Amazonas Filarmônica, é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura. Venda de ingressos, na bilheteria, ao valor de RS20,00, frisas e plateia, e demais assentos livres.

Nascida no interior de São Paulo, numa cidade chamada Jaboticabal, se mudou para a capital onde começou a compor desde os 13 anos de idade. Hoje, aos 79 anos, possui uma prestigiosa carreira, com composições para piano, piano e canto e música de câmara, em um estilo que mistura o popular ao erudito.       

No concerto, o público será apresentado à sua obra de maior fôlego, o Concerto para Piano em Fá Maior, composto em 1982, e orquestrado pelo maestro Otávio Simões, em 2012. Esse era o maior sonho de Maria Macedo, ver sua composição orquestrada e, em 2008, ao serem apresentados, transmitiu ao maestro esse desejo. Foram quatro anos de estudos e experimentações que resultaram em uma obra de aproximadamente 20 minutos.       

Esta será a 3ª vez que a adaptação será executada, e a primeira vez em Manaus. A regência ficará a cargo do maestro Otávio Simões e contará com a participação de Renan Branco ao piano, formado na Universidade de São Paulo e convidado pelo maestro Luis Fernando Malheiro a passar uma temporada em Manaus para troca de experiências. Renan também participará do concerto “América”, no Teatro Amazonas, nesta quinta-feira, 14, às 20h. Além disso, haverá solos de violino, harpa, flauta e clarineta.

No repertório, além desta obra, também serão executadas a abertura da ópera “O Rapto do Serralho”, de 1782, de Wolfgang Amadeus Mozart e “Capricho Espanhol, op. 34”, 1887, de Nikolai Rimsky-Korsakov, totalizando 1h de apresentação.

Segundo o maestro Otávio, a escolha destas outras duas peças se deu, para criar um contraste com a peça de Maria Macedo. “Escolhi iniciar o concerto com Mozart e finalizar com Korsakov, para que o público possa perceber um contraste. A peça de Maria é bastante delicada, chega a ser bastante apaixonada. As outras duas, apesar de também serem bastante leves, são mais curtas, vibrantes”, declara o maestro.       

O Concerto Maria Apparecida Côrtes Macedo inicia uma série de homenagens da Amazonas Filarmônica ao brilhantismo e talento de compositoras mulheres no mundo, que deve continuar em setembro, dando devida visibilidade à elas. “É uma oportunidade única para o público manauara, pois ela é uma compositora pouco tocada, apesar da qualidade superior de seus trabalhos”, finaliza o maestro.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024