Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Fotógrafo libanês expõe no Paço da Liberdade

Em 40 fotografias, o fotógrafo apresenta paisagens, pessoas, cenários em diferentes lugares.

Por SEMCOM,
quinta-feira, 21 de julho de 2016
 
 
 

Fotógrafo libanês expõe no Paço da Liberdade
Exposição Fotográfica / Jacques Menassa

O Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus, recebe, a partir da próxima quarta-feira, 27, a exposição fotográfica “Fragmentos de Lembranças”, do libanês Jacques Menassa. Em 40 fotografias, o fotógrafo apresenta paisagens, pessoas, cenários em diferentes lugares no mundo, incluindo Manaus e Presidente Figueiredo, no Amazonas, cidades da Europa e do seu país natal.

Menassa, que morou em Manaus por oito anos entre as décadas de 80 e 90, conta que a exposição é um registro de seus sentimentos. “São fotografias feitas em momentos felizes ou momentos tristes que tentei registrar em imagens. Foram feitas ao longo dos últimos anos e representam a saudade do lugar que deixei, que fui embora. É também uma forma de matar a saudade que sinto de Manaus”, comentou o fotógrafo que está de volta à capital amazonense, após 18 anos, para visitar familiares.

Para chegar ao resultado final, Menassa explica que utiliza várias técnicas de edição para mostrar a evolução da fotografia. “Faço as fotos, enquadro da melhor forma para expressar a minha ideia, meus sentimentos e depois, num programa de edição, busco a melhor técnica”, com os efeitos são valorizadas as texturas das paisagens e a intensidade das cores. As fotografias que serão expostas possuem 30x45cm e conta com a curadoria de Óscar Ramos.

O vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Evento (Manauscult), José Cardoso, conta que conheceu o trabalho de Menassa durante sua passagem por Manaus. “Ele fundou o Clube de Fotografia em Manaus, realizou várias oficinas, muitos dos fotógrafos que estão em atividade hoje passaram por ele. Essa exposição é um lindo trabalho do artista que mostra que por mais que ela tenha voltado para o Líbano, levou o amor que tem por Manaus e as amizades que aqui fez. Essa exposição é uma maneira de retribuir a esse artista tudo que ele já fez pela Amazônia lá fora. Que mesmo ausente, sempre ele se fez presente”, destaca Cardoso.

Jacques Menassa nasceu na cidade de Ghosta, no Líbano, é formado em Ciências Políticas e Administração e estudou fotografia na Usek. Em 2012, realizou em seu país a exposição “Amazônia, um olhar sem fronteiras”, com imagens registradas durante o tempo que viveu no Amazonas.

Com “Fragmentos de Lembranças”, o Paço da Liberdade recebe, mais uma vez, uma exposição de perfil internacional, como a “Voz do Fogo”, em homenagem a um dos maiores escritores e roteiristas das histórias em quadrinhos, o inglês Alan Moore; a exposição “Imagine France – A viagem Fantástica”, que reuniu fotografias da artista francesa Maia Flore; e a mais recente “Forasteiros da Amazônia”, que reuniu histórias em quadrinhos de artistas amazonenses com projeção internacional.

O Paço da Liberdade fica na rua Gabriel Salgado, Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de Manaus. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30 e aos sábados das 9h às 12h. A exposição ficará em cartaz até o dia 12 de agosto.

SERVIÇO:

O QUÊ: Exposição Fotográfica Fragmentos de Lembranças – Jacques Menassa
QUANDO: de 27 de julho a 12 de agosto
HORÁRIO: 9h às 16h30 (segunda à sexta) e 9h às 12h (sábados)
ONDE: Paço da Liberdade, Praça Dom Pedro II, Centro Histórico.
QUANTO: Gratuito.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024