Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Confirmados 2,4 mil casos de zika em Manaus

O mais recente Informe mostra que Manaus tem, até o momento, 2.424 casos confirmados.

Por SEMCOM,
sexta-feira, 22 de julho de 2016
 
 
 

O mais recente Informe Epidemiológico sobre zika vírus, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesta quinta-feira, 21, mostra que Manaus tem, até o momento, 2.424 casos confirmados de infecção pelo vírus. Outros 313 estão em processo de investigação. Desde a identificação do zika na capital, em 2015, foram notificados 5.305 casos suspeitos, dos quais 2.568 já descartados.

Em mulheres grávidas, dos 1.066 casos notificados como suspeitos 382 foram confirmados e 97 estão sendo investigados. Este é o grupo populacional que mais preocupa as autoridades de saúde pelo risco de microcefalia em bebês durante a gestação, embora Manaus tenha até o momento um único caso confirmado de microcefalia associada ao zika vírus.

De acordo com o novo Informe, 19 casos suspeitos de microcefalia foram registrados em Manaus até agora. Destes, cinco foram descartados (não se tratava de microcefalia), quatro não relação com o vírus, e nove permanecem em investigação.

O secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto, disse que as notificações de zika na capital continuam a ocorrer, mas com menor número de casos a cada semana. “Isso se deve às ações permanentes de vigilância e, em grande parte, à colaboração da população nas estratégias de combate ao Aedes aegypti, transmissor também dos vírus da dengue e chikungunya”, observou.

Ainda assim, Manaus permanece em situação de emergência por conta da alta incidência de zika vírus em território nacional e em países vizinhos, o que potencializa os riscos de epidemia. A situação de emergência foi decretada pela Prefeitura Municipal em dezembro do ano passado e renovada no último dia 1º de junho, por meio do decreto nº 3.331, com vigência de 180 dias.

Na prática, de acordo com Homero, a situação de emergência se traduz na intensificação dos trabalhos de controle da transmissão viral. “Nossos agentes estão atuando nos bairros da capital, sensibilizando, promovendo atividades educativas, identificação e eliminação de criadouros do vetor em residências, órgãos públicos e no comércio e, além disso, são realizadas ações de bloqueio nos locais de casos confirmados de zika”, disse o secretário.

Até o momento foram feitas pelo Disque Saúde (0800 280 8 280), 5,1 mil registros, incluindo denúncias sobre locais com possíveis criadouros. Além disso, mais de 8,9 mil pessoas já foram capacitadas para fazer o combate ao mosquito transmissor, permitindo a implantação de mais de 2 mil brigadas de combate ao Aedes.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024