Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Espetáculo de dança “Por um momento” cruza dança e poesia

Uma obra que retrata, de maneira subjetiva e autoral, a relação do indivíduo com o espaço e tempo.

Por Aretha Lins / Sarah Viegas, Secretaria de Estado de Cultura
segunda-feira, 8 de agosto de 2016
 
 
 

Espetáculo de dança “Por um momento” cruza dança e poesia
/ Divulgação

Uma obra que retrata, de maneira subjetiva e autoral, a relação do indivíduo com o espaço e tempo. O Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura, apresenta o espetáculo de dança “Por um Momento”, sob a execução do Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas, no período de 16 a 19 de agosto, às 20h, no Teatro Amazonas, com entrada franca, com exceção do dia 18, que terá venda de ingressos.


Com coreografia de Adriana Goes, o espetáculo faz parte do Projeto ALMA DE UM POETA, iniciado no mês de julho de 2015, com uma nova pesquisa pautada nos Poemas de Anibal Beça e tem como base a relação que se estabelece sob a tônica dos sentimentos humanos frente ao conceito de Modernidade Líquida, definido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, como o tempo presente, momento em que a sociabilidade humana experimenta uma transformação de condutas em vários aspectos: social, político, filosófico e pessoal em uma época de liquidez, de fluidez, de volatilidade, de incerteza e insegurança.

Adriana Goes propõe como discurso cênico e de movimentos, mostrando a qualidade efêmera da sociedade. A dança e o discurso poético, via contato com os poemas do escritor e poeta amazonense Aníbal Beça e do discurso de Bauman, sobre o indivíduo nos tempos de modernidade líquida, bem como a resposta dos intérpretes sobre os temas supracitados discutidos e experimentados em processo, doam para a obra suas impressões de mundo e criam sentido.

Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas

O Balé Experimental do Amazonas foi criado em 2014, pelo Governo do Amazonas/Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e Corpo de Dança do Amazonas com o objetivo investir no potencial técnico e artístico de jovens talentos e valorizar e divulgar suas produções junto ao público.

A companhia integra 20 bailarinos, com idade entre 15 e 22 anos, que ensaiam diariamente, das 15h30 às 18h30, no Teatro da Instalação (Rua Frei Jose dos Inocentes, s/n Centro), técnicas de Ballet Clássico e Moderno-contemporâneo além das leituras de elementos da improvisação e preparação física, na criação de um repertório com obras clássicas, neoclássicas, folclóricas e contemporâneas, de modo a ampliar e diversificar o preparo técnico e artístico que possuem.

Em 2014, com apenas três meses de preparação, o Balé Experimental participou do XVIII Festival Amazonas de Ópera juntamente com o elenco do Corpo de Dança do Amazonas na obra “Carmem Suíte” e também fez parte da programação da Copa do Mundo organizada pela Secretaria de Estado de Cultura nos espetáculos “Floresta do Amazonas” e “Estrelas do Amazonas”. Sua estreia oficial aconteceu no Teatro Amazonas, em novembro de 2014, com a obra “Simplesmente Ernesto” e ainda participou do grande evento de final de ano, o Concerto de Natal.

No ano de 2015, vários trabalhos foram realizados em conjunto com outros Corpos Artísticos do Amazonas e foi dado início ao Projeto Alma de um Poeta.

Agora, em 2016, o grupo retomou o Projeto “Entre Parênteses”, participou do XIX Festival Amazonas de Ópera, na ópera Medée, e na abertura do projeto “Encontro das Águas 2016”, com a Orquestra de Câmara do Amazonas e o Grupo Imbaúba”. Ainda este ano, novos espetáculos estão sendo preparados, em comemoração aos 120 anos do Teatro Amazonas, previstos para o mês de novembro.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024