Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Corpo de Dança do Amazonas tem programação em agosto

Repleto de atividades voltadas para o fomento e disseminação da dança no estado.

Por Aretha Lins / Sarah Viegas, Secretaria de Estado de Cultura
segunda-feira, 8 de agosto de 2016
 
 
 

Corpo de Dança do Amazonas tem programação em agosto
Corpo de Dança do Amazonas / Bárbara Umbra

No mês de agosto, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e um de seus corpos artísticos, o Corpo de Dança do Amazonas, está repleto de atividades voltadas para o fomento e disseminação da dança no estado.

Depois de uma temporada de apresentações no Nordeste, no estado de Pernambuco, participando do projeto Caixa Cultural, a convite do Casarão de Ideias, o Corpo de Dança apresenta as próximas edições de dois projetos próprios de muito sucesso: o CDA de Portas Abertas e o projeto DANÇA, ARTE, ESCOLA: espetáculo didático, além da apresentação de espetáculos em teatros, no Centro Histórico de Manaus.

Tudo começa na terça-feira(9), o Corpo de Dança convida os professores e bailarinos da companhia para ministrarem as aulas no projeto CDA de Portas Abertas, que tem como objetivos promover um intercâmbio entre o CDA e estudantes de dança, bailarinos e artistas do estado, mostrar a rotina de uma companhia de dança profissional e atrair o público ao aproximá-lo do artista da dança. Desde 2015, o projeto tem incentivado novos bailarinos a buscarem aprimoramento técnico e artístico, aprofundando estudos relativos à dança e arte em geral.

 

Participam do projeto Darlan de Araújo Pereira, Tayanne Sanches, Brennon Guimarães, Daianny Meira, Beatriz Gonçalves, Adriano Misrael, Mônica Silva, Ketlen Reis, Glendeara Alfaia, Amanda Santos e Tássia Nascimento. CASARDÁ E SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA

 

         Na quarta-feira(10), o Corpo de Dança apresenta seu aclamado espetáculo Sagração da Primavera, de 2013, de Adriana Goes e André Duarte, no hall Centro Cultural Povos da Amazônia, às 14h, dentro da programação da I Mostra Multidisciplinar sobre Povos Indígenas. Em 38 minutos, a Sagração da Primavera é uma releitura da obra de mesmo nome dos russos Vaslav Nijinsky e Igor Stravinsky, imersa na cultura indígena.

 

Na sexta-feira(12), no Teatro da Instalação, às 10h e às 13h30,  apresenta o projeto DANÇA, ARTE, ESCOLA: espetáculo didático, uma apresentação artística para alunos e professores de escolas públicas seguida de conversa e bate-papo, com os objetivos de promover conversas e reflexões a respeito do processo de criação e preparação de um espetáculo de dança, formar público para apreciação de espetáculos ao longo dos anos ao promover a educação estética através da dança e na formação de cidadãos críticos, reflexivos e participativos na sociedade.

Na ocasião, será apresentado o espetáculo “CASARDÁ ou aqui você compra o tão sonhado sonho, de Alex Soares”, inspirado nas Czardas (música folclórica húngara usada em celebrações matrimoniais) e na lenda das Icamiabas (designação genérica dada a índias que teriam formado uma tribo de mulheres guerreiras que não aceitavam a presença masculina na região Amazônica). Alex Soares compôs uma obra para o CDA que retrata um tema bastante atual, um aspecto do sexismo contemporâneo onde mulheres fogem de padrões estabelecidos pela sociedade como a obrigação do matrimonio e a dependência pelo parceiro masculino em favor de um pensamento mais individualista e focado no crescimento profissional.

No domingo(21), no Teatro Amazonas, às 19h, com entrada franca, haverá apresentação dos espetáculos CASARDÁ e Sagração da Primavera. Na sexta-feira(26), 19h, novamente no Teatro da Instalação, também com entrada gratuita, o CASARDÁ.

         No domingo seguinte (28), às 19h, encerrando a programação de agosto com chave de ouro, no Teatro Amazonas, o Corpo de Dança interpreta CASARDÁ ou “Aqui você compra o tão sonhado sonho” e Cabanagem, de Mário Nascimento, que traduz o espírito de resistência, de luta, de revolta e de preservação das culturas do período no qual negros, índios e mestiços insurgiram contra a elite política na Região Norte do Brasil, no período regencial. Diversas batalhas fizeram com que o movimento ficasse marcado pela violência, o que é possível sentir ao longo da apresentação, com movimentos bem marcados e rápidos. O espetáculo tem sua coreografia baseada nas obras ‘Uma breve história do Amazonas’, de Márcio Souza, e ‘No País das Amazonas’, de Marilene Corrêa. 

PROGRAMAÇÃO

Dia 09/08 - CDA de portas abertas (2ª edição)

Dia 10/08 - I Mostra Multidisciplinar sobre Povos Indígenas
Hall do Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Sagração da Primavera – 14h

Dia 12/08 - DANÇA, ARTE, ESCOLA: espetáculo didático (2ª edição)
CASARDÁ ou aqui você compra o tão sonhado sonho, de Alex Soares.

Dia 21/08 – CASARDÁ e Sagração da Primavera
Teatro Amazonas - 19h
Entrada Franca

Dia 26/08 – CASARDÁ
Teatro da Instalação - 19h
Entrada Franca

Dia 28/08 – CASARDÁ e Cabanagem
Teatro Amazonas - 19h
Entrada Franca

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024