Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Manaus supera meta do MEC e atinge projeção para 2019 em nota do Ideb

O resultado foi superior a meta de 3,8 determinada pelo Ministério da Educação (MEC) para a capital amazonense.

Por Gisa Prazeres, SEMCOM
sexta-feira, 9 de setembro de 2016
 
 
 

Com o maior crescimento percentual do País, as escolas da rede pública municipal de Manaus alcançaram a nota de 4,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, nos Anos Finais. O resultado foi superior a meta de 3,8 determinada pelo Ministério da Educação (MEC) para a capital amazonense. A projeção do MEC era que a rede alcançasse esse resultado apenas em 2019. Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira, 8, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A nota de 4,3 é referente aos Anos Finais (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e representa um crescimento 26% em relação ao último Ideb, em 2013, quando a nota foi de 3,7. A capital amazonense nunca havia alcançado elevação tão expressiva desde a primeira aplicação do Ideb, em 2005.

Com o resultado, o índice das escolas municipais de Manaus saltou da 18ª para a 11ª posição entre 26 capitais brasileiras. Porto Alegre (3,8), São Luís (3,9) e Belém (4,0) são algumas das capitais do País que tiveram notas abaixo da de Manaus. Para compor a nota do Ideb, são utilizados os resultados da Prova Brasil (prova nacional) e do fluxo escolar, que também leva em consideração taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar.

Em relação aos Anos Iniciais (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), com o terceiro maior crescimento percentual do País, as escolas municipais também tiveram um resultado expressivo com nota de 5,4 no Ideb 2015. O resultado é superior a meta (4,9) do MEC para o município e próxima a projetada para 2019 (5,5). No Ideb de 2013, a nota havia sido de 4,6.  A elevação de 17% alcançada por Manaus só foi superada por Salvador (18%) e Teresina (22%).

Na análise dos últimos 10 anos, Manaus foi a quinta capital que mais elevou o índice educacional com 54% de crescimento ficando atrás de Palmas, Fortaleza, João Pessoa e Salvador. A capital amazonense, bem como Palmas e Fortaleza, além de estarem no grupo que aumentou mais de 40 pontos na década, apresentaram elevação significativa no aprendizado de Português e Matemática, com crescimento de 15 e mais de 10 pontos respectivamente.

De acordo com a secretária Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, o resultado alcançado é motivo de comemoração para rede que, segundo ela, conseguiu um crescimento significativo apesar da frustração da receita, ocasionada pela crise financeira enfrentada no País. “Manaus mostrou sua força apesar de toda crise que a gente vem vivendo nos últimos dois anos. Anos difíceis, onde tivemos a maior frustração da receita dos últimos tempos e mesmo assim estamos conseguindo fazer mais e melhor com menos”, disse.

A secretária destacou, ainda, a importância dos educadores da rede municipal frente ao desempenho alcançado no índice educacional. “Hoje, figuramos entre as três capitais brasileiras que nos últimos 10 anos de Ideb, de 2005 a 2015, subiram 40 pontos. Isso é motivo de muito orgulho. Mostramos que é possível fazer educação de qualidade se tivermos foco, meta e um programa de gestão comprometido, sobretudo se tivermos valorização dos nossos profissionais, que são os grandes protagonistas dessa revolução que a gente vem fazendo na educação municipal em Manaus”, avaliou.

Melhores desempenhos

Nos anos iniciais, a nota consolidada da rede municipal foi de 5,4, mas a unidade escolar com maior Ideb foi a Escola Municipal Vila da Felicidade, no Mauazinho, zona Leste, que alcançou o resultado de 7,6. Também se destacaram as escolas municipais Waldir Garcia (nota 7,4), São Geraldo, zona centro-sul, e Profª. Léa Alencar Antony (7,3), na Cidade Nova, zona Norte.

Em relação aos anos finais, os melhores resultados foram das escolas municipais Paulo Graça (nota 5,8), Flores, zona Centro-Sul; Profª Francisca Pereira de Araújo (5,6), Parque das Nações, zona Norte, e Profª Edinir Telles Guimarães, no Jorge Teixeira 4, zona Leste.

O gestor da Escola Municipal Vila da Felicidade (nota 7,6), Francisco Salles Cunha, afirmou que o resultado alcançado é fruto da dedicação dos professores, dos alunos e envolvimento dos pais, além de destacar ainda que a equipe planejava ficar entre os dez melhores resultados da rede municipal. “Foi uma surpresa muito boa ficar em primeiro. Trabalhamos intensamente e só tenho a agradecer toda a equipe da escola, eles foram fundamentais para que conseguíssemos alcançar esse resultado”, declarou.

A professora de Matemática da Escola Municipal Prof° Paulo Graça, Margarete dos Santos Vieira, disse que se sentiu realizada com o resultado da unidade de ensino, que ficou em primeiro lugar no Ideb das escolas municipais que possuem turmas de Anos Finais, do Ensino Fundamental. “Trabalhar com turmas de Anos Finais não é fácil, principalmente a disciplina de Matemática. Amo o que faço, meu melhor presente é encontrar com os meus alunos e eles agradecerem por tudo que aprenderam. Quando trabalhamos com amor, a gente consegue esse resultado”, concluiu.

Dez Melhores Resultados Anos Iniciais

1.   Escola Municipal Vila da Felicidade – 7,6
2.   Escola Municipal Waldir Garcia – 7,4
3.   Escola Municipal Profª. Léa Alencar Antony – 7,3
4.   Escola Municipal Profª. Maria das Graças Andrade Vasconcelos – 7,1
5.   Escola Municipal Chapeuzinho de Palha – 6,9
6.   Escola Municipal Escritora Nisia Floresta Brasileira Augusta – 6,9
7.   Escola Municipal José Carlos Martins Mestrinho – 6,9
8.   Escola Municipal São Vicente de Paula – 6,9
9.   Escola Municipal Desembargador Candido Honório – 6,7

Dez Melhores Resultados nos Anos Finais

1.   Escola Municipal Paulo Graça – 5,8
2.   Escola Municipal Profª Francisca Pereira de Araújo – 5,6
3.   Escola Municipal Profª  Edinir Telles Guimarães – 5,3
4.   Escola Municipal Leonor Uchoa de Amorim – 5,2
5.   Escola Municipal Nossa Senhora das Graças – 5,2
6.   Escola Municipal Izabel Angarita – 5,1
7.   Escola Municipal Prof° Álvaro César de Carvalho – 5,1
8.   Escola Municipal Profª Francisca Pergentina da Silva – 5,1
9.   Escola Municipal Vicente Cruz – 5,1
10. Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães – 5,0

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024