Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Samsung e Fucapi inauguram complexo de pesquisa

Laboratório de Pesquisa para Reuso de Água, o primeiro do gênero instalado no Polo Industrial de Manaus.

Por Três Comunicação,
quinta-feira, 6 de outubro de 2016
 
 
 

A Samsung Eletrônica da Amazônia, em parceria com a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI), inaugurou, nesta semana, um Laboratório de Pesquisa para Reuso de Água, o primeiro do gênero instalado no Polo Industrial de Manaus (PIM). Os efluentes tratados serão reutilizados, inicialmente, para fins de irrigação dos jardins da fábrica, resfriamento do telhado da unidade fabril, para o Chiller (equipamento de resfriamento de água) e para utilização em banheiros (vasos sanitários).

Totalmente automatizada, a estação de pesquisa possui equipamentos de última geração, utilizando as mais modernas tecnologias empregadas no mundo. O complexo funciona em regime de três turnos e o processo se dá em 18 etapas, durante as quais são tratados os efluentes de origem química e biológica da fábrica de eletroeletrônicos em Manaus. A estrutura conta com um laboratório de análise da qualidade dos efluentes advindos de processos químicos e biológicos do parque fabril e tratado pela estação.

O gerente de EHS da Samsung, Ricardo Turenko, ressalta que a responsabilidade ambiental é uma prática que a empresa incorpora em sua filosofia de trabalho, em sua missão e em seus valores institucionais.

De acordo com o engenheiro agrícola da Fucapi Pedro Sosa este projeto pretende criar alternativas para melhorar o processo de uso dos recursos hídricos e tornar o setor eletroeletrônico competitivo, ambientalmente correto e socialmente justo, impactando na melhoria da sustentabilidade da indústria.

Conhecimento difundido – As pesquisas realizadas no complexo serão também importantes para a difusão do conhecimento. A comunidade científica terá amplo acesso aos resultados gerados, por meio de artigos, dissertações e teses que validarão as informações da pesquisa, além de acesso à estação para avaliação de proposições do reúso dos efluentes tratados.

Conforme Pedro Sosa, os resultados das pesquisas poderão ser utilizados pelas demais indústrias do PIM e em outros ambientes, inclusive para tratamento de água em grandes volumes. “Os conceitos de reuso de efluentes poderão ser aplicados até em cidades de porte pequeno”, destacou.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A SamsungElectronics inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, câmeras, eletrodomésticos, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de conexão, semicondutores e soluções LED. Para saber mais e conferir as últimas novidades sobre a Samsung, visite a Sala de Imprensa Samsung no www.news.samsung.com.

Sobre a FUCAPI

Pioneira na condução de novas formas de pensar o desenvolvimento da Amazônia, a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica foi instituída em 1982, a partir de iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas – FIEAM, Centro da Indústria do Estado do Amazonas – CIEAM e Grupo Executivo Interministerial de Componentes e Materiais – GEICOM, ligado ao Governo Federal.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024