Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Crianças exibem processos criativos em Dança Contemporânea

Mostra faz parte do “Brincar/Dançar/Jogar/Criar” e antecede primeira edição dos Diálogos do projeto.

Por Jony Clay Borges,
quinta-feira, 6 de outubro de 2016
 
 
 

Crianças exibem processos criativos em Dança Contemporânea
Diálogos com Francisco Rider. / Bruno Monteiro.

Mostra faz parte do “Brincar/Dançar/Jogar/Criar” e antecede primeira edição dos Diálogos do projeto, com Francisco Rider e Uxa Xavier, nesta sexta, dia 7

Crianças participantes do “Brincar/Dançar/Jogar/Criar” apresentam uma mostra de processos criativos em Dança Contemporânea nesta sexta-feira, dia 7, às 14h, no Les Artistes Café Teatro. A exibição reúne processos de criações autorais desenvolvidas por meninos e meninas de Manaus, a partir de materiais investigados nas oficinas do projeto. Após a mostra, haverá a primeira edição dos Diálogos da iniciativa, com Francisco Rider e Uxa Xavier. A entrada é franca.

“Brincar/Dançar/Jogar/Criar: Oficinas, Processos Criativos e Diálogos” é uma iniciativa do Projeto Cênica Corporal Uma, do artista amazonense Francisco Rider. O projeto foi contemplado com o prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2014, e tem apoio cultural da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), do Curso de Dança da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas e do Centro de Artes da Ufam (Caua).

Na mostra, os meninos e meninas com idades de 7 a 12 anos apresentam um pouco do que vivenciaram nas oficinas do “Brincar/Dançar/Jogar/Criar”. As formações vêm sendo realizadas desde o dia 19 de setembro e buscam apresentar as crianças à linguagem da Dança Contemporânea, explorando práticas e vivências do cotidiano infantil também presentes nos processos artísticos contemporâneos, como improvisos, jogos e brincadeiras.

Criações em processo
Um dos nomes à frente das oficinas, Rider assinala que os trabalhos das crianças não são produções acabadas. “Não é um festival de performances ou espetáculos, mas uma demonstração de processos artísticos delas. Não há um compromisso de dar certo, como num espetáculo adulto. O trabalho das crianças não terá figurino ou iluminação, o que veremos são seus procedimentos criativos em execução”, explica ele.

Rider, também idealizador do projeto, destaca que a proposta é “fazer uma ponte entre a Dança Contemporânea enquanto linguagem artística e o universo lúdico das crianças”. “Por meio de atividades que já fazem parte do universo de meninos e meninas, vamos abrindo a percepção deles para os processos e questões da Dança Contemporânea”.

As oficinas do “Brincar/Dançar/Jogar/Criar” iniciaram com mediação de Francisco Rider, do Projeto Uma (AM), de 19 a 30 de setembro, e seguiram tendo à frente Uxa Xavier, da Cia. Lagartixa na Janela (SP), desde o último dia 3. As atividades acontecem na Escola Municipal Maria das Graças Andrade Vasconcelos, Aldeias Infantis SOS Manaus, no Alvorada.

Diálogos e lançamento
Após a mostra, acontece a primeira edição dos Diálogos do “Brincar/Dançar/Jogar/Criar”, com a participação de Francisco Rider e Uxa Xavier. Interlocutores nas atividades de formação do projeto, eles irão compartilhar com o público um pouco de suas percepções sobre o trabalho desenvolvido com meninos e meninas de Manaus ao longo das últimas semanas, e sobre o resultado apresentado na mostra de processos criativos.

Após o encontro, Uxa fará o lançamento em Manaus de “Mapas para dançar em muitos lugares” (2014). O livro, organizado por ela, reúne textos e um registro da performance “Poemas cinéticos”, oferecendo proposições de dança para que crianças e adolescentes possam criar suas próprias performances em espaços por onde transitam ou ocupam.

“O eixo do livro é essa nossa primeira performance, e os elementos que investigamos para sua composição se transformaram em proposições abertas para o leitor dançante. O livro tem um CD com trechos da performance e pequenos capítulos que são as proposições”, explica ela.

As ações do “Brincar/Dançar/Jogar/Criar” seguem com a segunda e última edição dos Diálogos no sábado, dia 8, às 14h, no Caua, no Centro. Participam do encontro Uxa Xavier; Selma Bustamante, atriz e diretora do Grupo Baião de Dois (AM); Ecila Mabelini (AM), pesquisadora e doutoranda em Literatura Infantil e Juvenil; e Gandhy Piorski (CE), artista visual e pesquisador do imaginário infantil, que também será o mediador nas duas edições dos Diálogos.


QUEM SÃO
FRANCISCO RIDER é um artista independente, nascido em Manaus. Sua formação artística se deu entre Rio de Janeiro, São Paulo e Nova York, onde viveu entre 1986 e 2006, em instituições como Escola Maria Olenewa (RJ), The Center for Movement Research e Trisha Brown Dance Company (NY). Desenvolve há 20 anos a Pesquisa Cênica Corporal Uma, explorando as linguagens da Dança Contemporânea e das Artes Visuais.

UXA XAVIER é professora de dança para crianças há mais de 30 anos. É membro do Council Internacional Dance (CID) da Unesco e professora convidada no Curso de Teoria e Prática em Arte e Educação da ECA-USP na linguagem de dança. Integrou o Fórum Paulista de Cultura da Infância entre 2008 e 2009. Atualmente dirige o Lagartixa na Janela, grupo de pesquisa e criação em Dança para espaços públicos/Dança em contexto e Educação, iniciado em 2010.


SERVIÇO
Projeto “Brincar/Dançar/Jogar/Criar” – Mostra de Processos Criativos de Crianças + Diálogos com Francisco Rider e Uxa Xavier
Les Artistes Café Teatro, avenida Sete de Setembro, 377, Centro
Sexta-feira, dia 7, a partir das 14h
Entrada gratuita
Mais informações pelo Facebook.com/brincardancarjogar

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024