Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Seminário lança o projeto O Futuro da Minha Cidade em Manaus

O projeto apresenta um modelo exitoso para a gestão das cidades.

Por Wallace Abreu, SINDUSCON-AM
sexta-feira, 7 de outubro de 2016
 
 
 

Seminário lança o projeto  O Futuro da Minha Cidade em Manaus
Lançamento do projeto “O futuro da minha cidade”. / Guilherme Kardel

Na noite dessa quinta-feira (06), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM) e a Associação das Empresas Imobiliárias do Amazonas (ADEMI-AM), realizaram o seminário de apresentação e lançamento do projeto “O futuro da minha cidade” em Manaus, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).

 

O evento contou com a participação do Prefeito Arthur Virgílio Neto, diversas autoridades representantes de órgãos, instituições e entidades públicas e privadas, empresários e dezenas de cidadãos manauaras, interessados em discutir o futuro da cidade de Manaus.  “Essa é uma forma de reflexão inovadora sobre a cidade e é preciso saudar e apoiar uma proposta que vem da iniciativa privada”, ressaltou o Prefeito.

 

Para Frank do Carmo Souza, Presidente do Sinduscon-AM, as palestras apresentadas, baseadas em exitosos modelos de planejamento já realizados, ou em desenvolvimento em outras cidades brasileiras,  se apresenta como a possibilidade de realizarmos uma estruturação consciente e necessária para que Manaus passe a ser uma cidade melhor para se viver, e não para se morar”, destacou.

 

“O projeto apresenta um modelo exitoso para a gestão das cidades. Manaus é a 15ª cidade brasileira a abraçar essa ideia, estimulada pela iniciativa privada, que nunca ocupou o seu devido espaço nesses 347 anos de história, que completará no próximo dia 24 de outubro”, argumentou Romero Reis, Presidente da ADEMI-AM.

 

O seminário contou com a participação de Marcia Santin, ex-diretora executiva do Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem); Renato Correia, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese); e Laura Sobral, Arquiteta, Urbanista e fundadora do instituto ‘A cidade precisa de você’.

 

“É preciso pensar em como fazer coletivamente o que todo mundo quer fazer. Usar o que se tem para o que se precisa. É possível que sejam feitas pequenas intervenções com grandes impactos. Manaus é uma cidade que apresenta espaços imperfeitos, com oportunidades. Cidadãos com iniciativa podem transformar essa realidade”, afirmou Laura Sobral.

 

Marcia Santin e Renato Correia apresentam os processos de criação dos Conselhos de Desenvolvimento de suas cidades, implementados a partir do formato proposto pelo projeto “O futuro da minha cidade”.

 

“Este processo prevê a criação de um conselho sem fins lucrativos, formado pela sociedade civil organizada, que deverá traçar metas para a desenvolvimento da cidade a longo prazo. Manaus é uma cidade boa, mas tudo que é bom pode ser melhorado ou, tudo que é muito bom, pode vir a ser ruim um dia. Há exemplos de grandes cidades que após décadas se acabaram em ruínas”, disse Correia.

 

Santin alertou para a necessidade de uma avaliação micro e macro, objetivando a Manaus de 2036, tendo a participação ativa da sociedade civil na gestão pública. “É o planejamento que dá o direcionamento para o barco. Agora a velocidade que ele vai pode sofrer alterações no caminho. Só o direcionamento não. Devemos também não pensar num desenvolvimento urbanístico, mas acima de tudo, em um planejamento socioeconômico”, finalizou.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024