Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Composições de Daniel Barry no Teatro Amazonas

O concerto “A música de Daniel Barry”, da Orquestra Amazonas Jazz Band.

Por Aretha Lins, Secretaria de Estado de Cultura
segunda-feira, 31 de outubro de 2016
 
 
 

Composições de Daniel Barry no Teatro Amazonas
Amazonas Jazz Band / Divulgação.

Devido à boa recepção do público à apresentação, o espetáculo com as composições de Daniel Barry se repete, nas comemorações de 120 do teatro Amazonas.

 

O concerto “A música de Daniel Barry”, da Orquestra Amazonas Jazz Band, que homenageou o compositor e regente Daniel Barry, no último dia 21, teve uma recepção surpreendente do público e, por esse motivo, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, realizador do evento, resolveu repetir o espetáculo.  A apresentação acontecerá nesta terça-feira (1), às 20h, no Teatro Amazonas.

Como parte das comemorações de 120 anos do Teatro símbolo do Estado, a noite de homenagem contará um pouco da história e carreira de Barry, com a regência do maestro Rui Carvalho. O repertório conta com grandes composições como “Cry Out Loud”, “Sain Cecilia’s Day” e “The Happy Cemetery”. A classificação é livre e a entrada para assistir o espetáculo é gratuita.

Para o maestro Rui Carvalho, é uma honra para a Amazonas Jazz Band interpretar a música de Barry, uma vez que ele também já compôs exclusivamente para a Orquestra. “O Daniel é um amante declarado da Amazônia, tanto que já esteve aqui várias vezes, no Festival Amazonas Jazz, a convite meu”, disse. Ao longo do tempo, os dois maestros cultivam uma amizade, que já soma mais de 40 anos.

“Será interessante repetir o espetáculo, uma vez que houve uma recepção incrível e surpreendente do público na última apresentação. Por se tratar de um repertório difícil e bem complexo, uma segunda apresentação dessa noite de honra é essencial, até mesmo para uma melhor compreensão”, completou Carvalho.

Consideradas pós-modernas, as composições de Daniel Barry apresentam influências de diversas culturas e temporalidades, com traços da música contemporânea da segunda metade do século 20.

Daniel Barry em Manaus

        O compositor, regente e trompetista, Daniel Barry chegará em Manaus no próximo dia 13, para uma apresentação que acontecerá dia 15, às 20h, no Teatro Amazonas. O espetáculo vai contar ainda com a participação da Orquestra de Violões do Amazonas e Coral do Amazonas.

O trompetista, que tem doutorado em composição musical pela Universidade da Califórnia, cria e realiza performances regulares com o grupo de música de câmara Walk All Ways, da Jim Cutler Jazz Orchestra, e com a Seattle Women’s Jazz Orchestra, da qual também é diretor. Além disso, tem dois projetos de gravação recentemente divulgados: Walk All Ways e Music of the Spheres.

O compositor realizou concertos de suas composições para a grande orquestra de jazz com grupos profissionais e estudantes de toda a América do Sul, Europa e América do Norte. Ele é o destinatário de uma relação de confiança Fellowship Artist, uma bolsa de estudos Fulbright, um subsídio 4Culture, e compromissos Composer in-Residence, em Campinas, Rio de Janeiro, Visby, na Suécia e Chelva, na Espanha.

Essa não é a primeira vez que Daniel Barry estará em Manaus. O músico norte-americano já esteve na cidade várias vezes, no Festival Amazonas Jazz, onde compôs uma música em homenagem ao evento, durante sua passagem pela capital, em 2007.

Reconhecimento

         Ao longo da carreira, o compositor, regente e trompetista Daniel Barry, acumulou diversas críticas positivas acerca do seu trabalho. Escolhemos algumas que traduzem a carreira do musicista e listamos abaixo.

 

         "O som e estilo das dúzias de [composições] originais são difícil de definir, em parte porque ele muda constantemente de uma influência para o outro. Às vezes parece a música popular do Old Country, outras vezes como uma espécie de música cigana moderna e sofisticada (...). A escrita é fresca e imaginativa, e tem um estilo que o diferencia da maioria dos esforços similares desse período da 'terceira corrente'." – John Henry, da revista digital Audition Audiophile.

 

“A força de Barry, como compositor, reside na sua capacidade de desenvolver motivos simples em histórias musicais primorosamente organizadas. [A composição] Walk All Ways, ao mesmo tempo em que é romântica e satírica, é um encapsulamento de sucesso da visão de Barry acerca do mundo musical moderno. Os sons são frescos, imaginativos e dignos de escuta repetida.” – John Barron, do portal internacional de críticas All About Jazz.

 

“Os arranjos inteligentes de Barry proporcionam a liberdade para os solistas exercerem a sua improvisação, tão forte quanto o conjunto.” Disse Dave Nathan, do maior site agregador de dados sobre música, All Music Guide.

 

Serviço: A Música de Daniel Barry – Amazonas Jazz Band
Data: Terça-feira, 01 de novembro de 2016
Local: Teatro Amazonas (Rua Dez de Julho, Largo São Sebastião, s/n – Centro Histórico de Manaus)
Entrada: Gratuita
Horário de início: 20h.
Público-alvo: Livre
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024