Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Preconceito ao toque retal ainda é o principal inimigo da prevenção



Por Hélida Tavares,
segunda-feira, 31 de outubro de 2016
 
 
 

Preconceito ao toque retal ainda é o principal inimigo da prevenção
Médico urologista Anoar Samad. / Divulgação.

Em 2016, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 520 casos de câncer de próstata no Amazonas. É o segundo tipo de câncer no ranking total de casos de neoplasias no Estado, perdendo apenas para os casos de colo de útero que atingem as mulheres.

 

No mês de novembro, a Sociedade Brasileira de Urologista (SBU) realiza a campanha Novembro Azul, como forma de chamar a atenção dos homens para a prevenção e o diagnóstico dessa doença, que enfrenta um grande inimigo: o preconceito.

 

De acordo com o médico urologista Anoar Samad, membro da SBU, grande parte dos homens adia o diagnóstico do câncer de próstata por conta do preconceito ao toque retal, ou apenas faz o exame de sangue, o PSA. “Não existe recomendação para fazer apenas um exame, é necessário fazer os dois exames. Em muitos casos, a alteração não será identificada apenas no exame de sangue, somente no toque retal. Caso seja identificado algum nódulo suspeito na próstata ou o PSA elevado, o paciente será encaminhado para fazer a biópsia”, explicou.

 

Devido o assunto ainda ser tabu para muitos homens, Anoar Samad destaca a importância das mulheres no processo de conscientização. “Há pesquisas que apontam que 80% dos homens só vão ao médico influenciados pelas mulheres, ou seja, nesse processo, elas são fundamentais. Por isso, nesse Novembro Azul, as mulheres têm que perguntar aos maridos e companheiros se estão com os exames preventivos em dia”, disse.

 

No toque retal, Anoar Samad explica que o urologista procura nódulo ou "caroço" endurecido. “A consistência normal da próstata é parecida com a ponta do nariz. A presença de uma área na próstata mais endurecida do que a ponta do nariz já é considerada suspeita. O mais importante para a prevenção no câncer de próstata é o exame anual, pois permite diagnosticar o câncer de próstata bem no início e providenciar uma grande chance de cura”, disse.

 

Fatores de risco e diagnóstico

 

Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são a idade superior a 40 anos e a hereditariedade, ou seja, o risco aumenta quando o homem envelhece ou quando ele tem pai que teve câncer de próstata. “O paciente com câncer de próstata não sente nada, principalmente no início da doença, daí a importância do exame preventivo”, explica o urologista Anoar Samad.

 

Segundo Anoar Samad, quando o câncer de próstata é diagnosticado e tratado no início, os riscos de mortalidade são reduzidos, tendo chance de cura para até  90% dos casos. “No entanto, essa porcentagem cai para 35% se o tumor é identificado mais tarde, quando já saiu da próstata”, destacou.

 

Não existem sintomas específicos para o câncer de próstata. O recomendável é que todos os homens, acima de 40 anos de idade ou mais, façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal e o PSA.


Para o câncer de próstata em estágio inicial a cirurgia radical, que é a retirada do órgão, é a primeira opção de tratamento. A próstata, glândula que faz parte do aparelho reprodutor masculino, é responsável pela produção do líquido seminal. Para prevenir o desenvolvimento de doenças, é necessário que o homem tenha cuidados frequentes.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024