Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Exposição “Fragmentos” abre neste domingo,13.

Fotógrafos da Madrugada revelam a história do maior símbolo da cultura amazonense.

Por Ruthiene Bindá,
sábado, 12 de novembro de 2016
 
 
 

Exposição “Fragmentos” abre neste domingo,13.
Fragmentos - 120 Anos do Teatro Amazonas. / Daniel Rabelo

Fotógrafos da Madrugada revelam a história do maior símbolo da cultura amazonense por meio do que, muitas vezes, passa despercebido aos visitantes


Às véspera dos 120 anos do Teatro Amazonas e em comemoração à data, Manaus recebe uma exposição fotográfica com registros únicos, capazes de narrar a história de construção desse, que é considerado um dos mais belos Teatros do Brasil.

A exposição é fruto da curiosidade e de uma vasta pesquisa sobre os aspectos sociais, econômicos, artísticos e políticos que norteiam toda a existência do teatro. Ela começou a ser idealizada em janeiro deste ano pelos fotógrafos da madrugada, um grupo de amigos que se reúne, regularmente, para colocar em prática a paixão pela fotografia. A Sala de Espetáculos, o Salão Nobre, o Espaço Eclético, o Mezanino sobre o Salão Nobre, a Cúpula, o Teto Abobado, o Pano de Boca do Palco, os ornamentos sobre as colunas do pavimento, a fachada, o muro, os jardins, as estátuas, a pavimentação em bloco de borracha, a iluminação, as entradas e saídas enfim, tudo foi observado criteriosamente para ser captado pelo intervalo das cortinas das máquinas fotográficas dos amantes dessa arte.

Esta exposição fotográfica evidencia de forma única e original, elementos do maior símbolo arquitetônico e artístico do norte do Brasil. Por isso, a meta principal dos participantes era produzir algo inédito no circuito fotográfico local, ou seja, um trabalho autoral com um olhar diferenciado do Teatro Amazonas.  Assim sendo, foi a pesquisa, o referencial teórico presente em livros, sites e descoberto nas muitas visitas ao Teatro que conduziu, na composição das imagens, os olhares dos fotógrafos: Adriana de Lima, Ellen Gatto, Francisca Simão, Francisco Tote, Sérgio Correa da Costa, Hildebrando Almeida, Jon Santos, Nubia Lima, Rodrigo Lima e Romulo Trindade. Os inúmeros cliques foram feitos entre junho e outubro deste ano e coube, ao curador Carlos Navarro, a difícil missão de selecionar os melhores registros, que mais identificam a proposta da exposição, para ser apreciados pelo público a partir deste domingo, 13 de novembro de 2016.

A exposição “Fragmentos” – 120 anos do Teatro Amazonas será inaugurada neste domingo, 13, às 9h da manhã, no Centro Cultural Palácio Rio Negro para a imprensa e convidados. A visitação ao público será a partir das 11h. Ela ficará aberta ao público até o dia 31 de dezembro de 2016, sempre de terça a sexta de 08h às 14h e aos domingos de 9h às 13h. A entrada é totalmente gratuita.

A realização é do grupo Fotógrafos da Madrugada, com apoio: Governo do Amazonas, Secretaria de Estado de Cultura e patrocínio: Dantas Transportes e Constrel.


Saiba mais:

Teatro Amazonas


Erguido no meio da Amazônia é o maior ícone cultural do Estado do Amazonas. Foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896 na chamada Belle Époque, o período áureo da borracha e segue sendo motivo de orgulho para todos os amazonenses.

É considerada a obra arquitetônica mais destacada no norte do país. No palco já estiveram e ainda passam grandes artistas do Teatro e da música local, nacional e mundial. Destaca-se entre os outros teatros, principalmente, pelo estilo eclético da estrutura e os detalhes únicos da cúpula. É um dos monumentos mais conhecidos do Brasil e símbolo mais notável de Manaus.

A Exposição Fragmentos 120 anos do Teatro vem brindar e saudar o Magnífico das Artes da Amazônia. Bravo!

 

Os Fotógrafos da Madrugada


O grupo foi fundado em 20 de novembro de 2014 e é formado por fotógrafos amadores e profissionais com experiência em eventos na capital e interior do Amazonas e também fora do contexto Amazônico (Bienais e exposições no grande eixo sulista). Tem esse nome porque as saídas fotográficas sempre começam no fim da madrugada. Eles se dedicam a registrar a Amazônia e seu povo. Atualmente, são 14 integrantes oficiais, sendo que 10 participam dessa Exposição. O grupo segue aberto a novos apaixonados pela fotografia. Mais informações é só procurar a página no facebook: fotografosdamadrugada

Tome nota!

O que? FRAGMENTOS - 120 ANOS DO TEATRO AMAZONAS

Quando? 13 de novembro de 2016, às 9h.

Onde? Centro Cultural Palácio da Justiça situado na Avenida Eduardo Ribeiro, 901 Centro.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024