Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Médica alerta para a imunização contra Meningite

A vacinação é a única forma de prevenção contra a doença, e sua eficácia é de 95% a 100%.

Por Três Comunicação,
quarta-feira, 16 de novembro de 2016
 
 
 

O recém falecimento da criança de 2 anos vítima de meningite causada por Haemophilus Influenzae b (Hib), tipo menos frequente da doença nos dias atuais, tem causado preocupação na população. A médica e diretora da Clínica Vacinar, Amanda Alecrim, explica que a vacinação é a única forma de prevenção contra a doença, e sua eficácia é de 95% a 100%, após a aplicação do esquema completo de imunização. Muitos países, dentre eles o Brasil, praticamente eliminaram as doenças causadas por Haemophilos Influenzae b, após a implementação abrangente da vacina, nos calendários oficiais de imunização.

As crianças devem ser vacinadas contra Hib, de acordo com o calendário vacinal recomendado. Se deixarem de tomar uma dose ou estiverem atrasadas em relação às datas previstas, devem tomar a próxima dose da vacina assim que for possível, orienta a médica.

Amanda destaca que a Hib é uma bactéria que costuma atingir, principalmente, as crianças de até cinco anos de idade, provocando infecções que começam geralmente no nariz e na garganta, mas podem se espalhar para outras partes do corpo. Essa bactéria pode causar diferentes doenças infecciosas com complicações graves, como pneumonia, dor de ouvido, inflamação das articulações, sinusite e meningite, que geralmente tem um início súbito com febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca. Sequelas graves, segundo ela, ocorrem em 3% a 5% dos casos de meningite por Hib, dentre elas, déficit auditivo grave e lesões cerebrais permanentes.

Os casos de meningite podem ocorrer em qualquer época do ano, porém, a maior incidência é no período de chuva e inverno. “Daí a importância de estar com a vacinação em dia, sempre”, recomenda a especialista, acrescentando que os viajantes, em especial, devem ter atenção redobrada com a caderneta de vacinação. “Avião é um lugar propício à transmissão de doenças. É importante estar protegido”, ressaltou.

As meningites podem ser de causa bacteriana, viral e fúngica. As meningites mais prevalentes no Brasil são as bacterianas, causadas pela Neisseria Meningitidis (sorogrupos mais comuns A,B,C W X Y), por Streptococcus pneumoniae, por Haemophilos influenzae ( mais comum tipo b) e outras bactérias. A grande maioria dos casos de meningite bacteriana, no Brasil, é causada pelo tipo C, seguido do Meningococo B, W , X e Y. 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024