Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Docentes da Ufam decidem não deflagrar greve

Votação estava empatada nos campi. Diferença de votos na sede foi decisiva.

Por Assessoria de Comunicação da ADUA,
quinta-feira, 24 de novembro de 2016
 
 
 

Docentes da Ufam decidem não deflagrar greve
Diferença de votos na sede foi decisiva. / Divulgação.

Votação estava empatada nos campi. Diferença de votos na sede foi decisiva.

Com 13 votos de diferença, os professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) rejeitaram a deflagração de greve na instituição. A decisão da categoria foi tomada em rodada de Assembleia Geral (AG) realizada na sede da Ufam, em Manaus, e nos campi de Benjamin Constant, Humaitá e Parintins. Ao todo, foram 102 votos pela adesão ao movimento paredista nacional dos professores, iniciado nesta quinta-feira (24), 115 votos contrários à paralisação das atividades da categoria, e 7 abstenções.

Até o início da AG em Manaus, realizada na tarde desta quinta (24), no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a votação estava empatada nas unidades fora da sede: 37 votos favoráveis e 37 votos contrários à greve. Em Benjamin Constant, foram 10 votos favoráveis à greve, 9 contrários e uma abstenção. Em Humaitá, a deliberação resultou em 16 votos a favor do movimento paredista, 8 contrários e duas abstenções. Já em Parintins, o número de votantes contrários à paralisação superou o que favoráveis: 20 a 11, além de duas abstenções.

O resultado da instância deliberativa da categoria na capital foi decisivo para o posicionamento contrário à deflagração de greve. Depois de duas horas e meia de debate, com manifestação de posicionamentos favoráveis e contra o movimento paredista, a AG de Manaus encerrou com 65 votos pela paralisação e 78 contrários.

Encaminhamentos

Apesar da decisão de não deflagrar greve da categoria na Ufam, todas as avaliações feitas pelos professores que se inscreveram durante a avaliação de conjuntura convergiram para a necessidade de continuar a luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016 – que limita por 20 anos os gastos primários – e a Medida Provisória (MP) 746/2016 – que trata da reforma do Ensino Médio -, motivos que levaram a categoria a deflagrar o movimento paredista em âmbito nacional, cujo Comando de Greve foi instalado também nesta quinta (24), em Brasília.

Por isso, os docentes de Manaus decidiram intensificar a mobilização, unindo-se aos estudantes e outras categorias do serviço público, com uma série de atividades de paralisação. E aprovaram ainda a ampliação do Comando Local de Mobilização (CLM), com a inserção de novos integrantes ao comitê.

Nesta sexta (25), os docentes da Ufam se unem a representantes de outras entidades sindicais, estudantis, movimentos sociais e de várias organizações da sociedade civil no ato público “Ocupa Manaus contra a PEC 55”. A manifestação, contra a Proposta de Emenda à Constituição que limita por 20 anos os gastos primários, ocorrerá na Boulevard Álvaro Maia, nas imediações do Cemitério São João Batista, com concentração a partir das 8h. O ato deve encerrar ao meio dia. A atividade é promovida pela Frente de Lutas “Fora Temer” Manaus.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024