Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Aplicativo desenvolvido por colaboradora da PRODAM vence competição

O aplicativo Minha Escola criado por Juliane dos Santos Silva.

Por Três Comunicação,
quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
 
 
 

Aplicativo desenvolvido por colaboradora da PRODAM vence competição
Juliane dos Santos Silva. / Divulgação.

O aplicativo Minha Escola foi o grande vencedor do “Desafio de Aplicativos Cívicos: Controle Social Digital 2016”, um concurso nacional voltado aos desenvolvedores de tecnologias móveis. Criado pela programadora da empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A. (PRODAM) Juliane dos Santos Silva, a ferramenta tem como objetivo facilitar a troca de conhecimento entre alunos da mesma série ou escola. Também participaram da criação do app, o programador Eduardo Breno da Costa Freitas e o designer Michell Carvalho de Matos. Nesta quinta-feira (15), Juliane irá representar a equipe em Brasília (DF) na cerimônia de premiação que contará com a participação do presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz.

 

O desafio patrocinado pelo TCU, contou com 47 equipes, com representantes de todo o país e tinha como objetivo o desenvolvimento de aplicativos mais sofisticados, de maior impacto e sustentáveis. A competição durou dois meses e a iniciativa vencedora levou para casa R$ 25 mil reais.

 

Os aplicativos desenvolvidos durante a competição utilizam o sistema de crowdsourcing, que é abastecido pelos usuários e cria uma compilação de dados. As informações coletadas com a participação da sociedade serão usadas para gerar conteúdo e auxiliar os órgãos de controle externo e o próprio Estado a criar políticas públicas mais efetivas.

 

A programadora Juliane dos Santos explica que o aplicativo, já disponível na loja Google Play, funciona como uma rede social educativa, onde alunos podem tirar dúvidas das disciplinas vistas em sala de aula. Através da ferramenta, é possível ao estudante visualizar e responder dúvidas dos colegas de classe, além de permitir que ele possa opinar sobre a escola que estuda.

 

A ideia do aplicativo surgiu devido aos alunos, em meio a tantos conteúdos escolares, deixarem passar em branco o esclarecimento de algumas dúvidas. Muitas vezes, por vergonha de expressar em voz alta, eles levam seus questionamentos para casa e acabam ficando com os estudos prejudicados.

 

Juliane também faz parte do grupo vencedor da primeira Hackathon da PRODAM, competição realizada em março deste ano, que desenvolveu o aplicativo Pega Mosquito, um game interativo no qual o usuário cumpre tarefas para combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

 

Sobre a PRODAM

A PRODAM (www.prodam.am.gov.br)  é uma sociedade de economia mista, de capital fechado, com controle acionário do Governo do Estado. A empresa, criada pela Lei Nº 941, de 10 de julho de 1970, armazena e administra os dados dos órgãos estaduais. Atualmente, a empresa encontra-se vinculada, administrativamente, à Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEPLANCTI), de acordo coma Lei 2.783/2003.​

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024