Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Oficina de Maracatu para iniciantes no Parque dos Bilhares

O Parque Municipal Ponte dos Bilhares dará início neste domingo, 8, a partir das 17h, a uma série de oficinas de maracatu para iniciantes.

Por Semcom,
quinta-feira, 5 de janeiro de 2017
 
 
 

O Parque Municipal Ponte dos Bilhares, administrado pela Prefeitura de Manaus, dará início neste domingo, 8, a partir das 17h, a uma série de oficinas de maracatu para iniciantes, oferecida pelo grupo de maracatu Eco da Sapopema. O grupo existe desde 2009 e possui atualmente 25 integrantes.

A iniciativa visa divulgar o ritmo do maracatu, além de oferecer mais uma opção cultural para os frequentadores do parque, neste período de férias escolares. As oficinas são gratuitas e acontecerão ao longo dos quatro domingos do mês de janeiro, no anfiteatro da primeira etapa do parque. Qualquer pessoa, a partir dos dez anos de idade pode participar.

“A ideia surgiu a partir do contato mantido pelo maracatu com a administração do parque. Eles estavam buscando um espaço público para a realização do trabalho e nós decidimos incluir na programação de atividades do parque como uma opção a mais para os nossos frequentadores”, afirma o gestor do Parque Ponte dos Bilhares, Dalison Neto. De acordo com o coordenador musical do grupo, Caio Fábio, a ideia foi a de levar o trabalho que já é realizado há bastante tempo pelo grupo para um dia e um local mais acessíveis.

Quem participar das oficinas vai conhecer um pouco da história e aprender a tocar instrumentos como alfaia, caixa, gonguê e agdê. O maracatu é um ritmo musical brasileiro adapto pelos escravos vindos da África, no período do Brasil Colonial. Surgiu como uma intervenção de negros que faziam um cortejo para coroar seus reis.

“Começamos com um breve histórico do maracatu, abordamos as diferenças entre os maracatus de baque-virado e de baque-solto e ensinamos a tocar os instrumentos que compõem a batucada”, informou Caio. As oficinas acontecerão nos dias 8, 15, 22 e 29 deste mês.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024