Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Presidente do TJAM anuncia medidas
Por Afonso Júnior, Tribunal de Justiça do Amazonas
sexta-feira, 13 de janeiro de 2017
 
 
 

Presidente do TJAM anuncia medidas
Reunião no TJAM. / Raphael Alves

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli, reuniu-se nesta sexta-feira (13), em Manaus, com representantes do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen-MJ) e anunciou providências, algumas já em curso e outras que serão tomadas a curto e médio prazos pela Justiça Estadual, para fortalecer o sistema Judiciário na análise e julgamento de processos criminais no Estado.

 

O reforço à estrutura da Vara de Execuções Penais (VEP); a ampliação das audiências de custódia e o fomento à realização de audiências de custódia por sistema de videoconferência; o incentivo à permuta entre juízes de Varas diferentes, de modo que os magistrados, com o devido interesse, possam atuar em Varas com a característica de seu perfil de julgador; a disponibilização da Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam) para a capacitação de magistrados e servidores que atuam em Varas Criminais e de Execução Pena; além da consolidação do mutirão para avaliar processos de réus presos, são algumas das medidas anunciadas pelo presidente da Corte Estadual.

 

O desembargador Flávio Pascarelli defendeu, também, que fosse disponibilizada uma unidade em Manaus para concentrar Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Civil e outros órgãos a fim de realizar audiências de custódia e, com isso, proporcionar maior celeridade aos casos dos presos em flagrante.

 

Reunião

 

Estas e outras providências foram anunciadas em reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira (13), na sede da Corte Estadual, no Aleixo. Da reunião, participaram também o vice-presidente do TJAM, desembargador Jorge Manoel Lopes Lins; o presidente do Grupo Permanente do Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do TJAM, desembargador Sabino Marques; o presidente da 1ª Câmara Criminal do TJAM, desembargador João Mauro Bessa; a coordenadora do mutirão carcerário e juíza auxiliar da Presidência do TJAM, Margareth Hoagen; o coordenador do Assessoramento Virtual e juiz auxiliar da Presidência do TJAM, Flávio Henrique de Freitas; e o secretário de Justiça do TJAM, Fernando Todeschini.

 

Do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen-MJ), participaram da reunião a ouvidora nacional dos Serviços Penais, Maria Gabriela Viana Peixoto; o coordenador-geral de Alternativas Penais, Telles Andrade de Souza e o assessor da Diretoria de Políticas Penais, João Vitor Rodrigues Almeida.

 

A ouvidora nacional, Maria Gabriela Viana Peixoto, que já havia estado em Manaus em junho do ano passado para a realização de um diagnóstico sobre o sistema prisional do Amazonas, disse que o Ministério da Justiça está formulando uma matriz de responsabilidades para orientar a gestão penitenciária no País. “Estamos dialogando com os Estados, mapeando as realidades e vamos sugerir correções de rumos para corrigir falhas no sistema”, afirmou Maria Gabriela Peixoto.

 

Segundo a ouvidora, o Judiciário do Amazonas terá papel fundamental como órgão de fiscalização e de fortalecimento dos demais atores envolvidos no processo de gestão do sistema penitenciário.

 

Além do TJAM, a equipe do Depen-MJ também reuniu-se com representantes da Defensoria Pública Estadual (DPE) e Ministério Publico (MPE).

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019