Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Prefeito e ciclistas debatem segurança no trânsito

4% da população usa bicicleta e são feitas diariamente 27 mil viagens na malha viária.

Por SEMCOM,
segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
 
 
 

Prefeito e ciclistas debatem segurança no trânsito
“Mais segurança e menos mortes no trânsito” / Mario Oliveira/Semcom

“Mais segurança e menos mortes no trânsito”. Este foi o pedido apresentado nesta segunda-feira, 30, por grupos de ciclismo da cidade em reunião com o prefeito em exercício Marcos Rotta, na sede da Prefeitura, na Compensa, zona Oeste. Na pauta, estavam políticas públicas para a área, acessibilidade e mobilidade urbana.

Além dos representantes dos grupos, participaram do encontro o diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Franklin Pinto, o secretário municipal de Comunicação, Marcos Santos, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Cláudio Guenka, o vice-presidente do órgão, engenheiro Telamon Firmino, e o diretor de Planejamento Urbano, arquiteto Laurent Troost.

A reunião abriu amplo canal de diálogo com os representantes de centenas de ciclistas que utilizam diariamente as vias da cidade, resultando em duas propostas bem práticas e imediatas: o lançamento, dentro de até 30 dias, de uma ampla campanha de sensibilização para o respeito à vida no trânsito; e a criação de um assento para o segmento junto ao Comitê de Políticas Públicas, que terá à frente Marcos Rotta, além de representantes de diversas secretarias e da sociedade civil organizada.

“Estamos ouvindo os representantes que militam na área, que é tão importante para Manaus, e ouvindo ciclistas, pessoas que estão ocupando seu espaço nas ruas da cidade. Chega de mortes. É hora de começar uma política de trânsito que seja benéfica para todos e a Prefeitura colocará as ferramentas que dispõe para tornar isto possível”, explicou o prefeito em exercício. A campanha publicitária usará todos os canais e mídias virtuais, além de TVs, material impresso e será de média e longa duração.

Rotta lembrou ainda que os ciclistas estão todos os dias nas ruas e os grupos de pedal têm longa experiência neste modal: “Não tenho dúvida do quanto eles podem contribuir para aquilo que sonhamos como praticável para Manaus, da harmonia que precisa existir entre motoristas e ciclistas. Vamos desenvolver amplas campanhas de sensibilização junto à sociedade e chamar todos para perceber a importância da bicicleta, não só para locomoção, mas para a qualidade de vida, para a melhoria no trânsito. O ciclismo faz bem para o cotidiano da cidade”, destaca Marcos Rotta.

A intenção é humanizar cada vez mais a ligação entre os agentes envolvidos no trânsito, pedestres e ciclistas, motociclistas e motoristas de todas as categorias, para que se tenha mais segurança nas vias e quem pedale sinta-se seguro.

Para o coordenador do grupo Pedala Manaus, Paulo Aguiar, o encontro representa a esperança para que o Poder Público entenda a importância da bicicleta no trânsito da capital. Segundo dados dos ciclistas, tendo como fonte o Ipea/2012, 4% da população usa bicicleta e são feitas diariamente 27 mil viagens na malha viária.

“Há uma necessidade urgente para a implementação de medidas de preservação da vida, para que sejam adotadas o quanto antes. Acreditamos que nesta nova gestão, com nova postura, tenhamos uma nova direção para a cidade e que isso vai estimular mais pessoas a andarem de bicicleta. As campanhas de sensibilização têm o poder de transformação, assim como de promover rotas em vias mais tranquilas e maior fiscalização nas vias”, comenta Aguiar.

Quanto à participação no futuro comitê, o representante do Pedala afirma ser de extrema importância ter essa cadeira representando quem anda de bicicleta, para que as autoridades tenham a visão real de quem pedala na cidade. “E fazemos um apelo ao motorista, para que se sensibilize com o ciclista. O ciclista tem o direito de ir e vir no trânsito. Se o motorista entender que a bicicleta faz parte do trânsito e ali tem uma vida, vamos ter um trânsito melhor e salvar vidas. Se não entender, vamos ter um trânsito cada vez mais desumano”.

O engenheiro Cláudio Guenka vê como fundamental o trabalho de mídia para sensibilizar os atores do trânsito, especialmente motoristas. “Discutimos especialmente a segurança dos ciclistas na cidade e o comitê gestor que será criado funcionará como um canal aberto. A campanha funcionará como nosso trabalho preventivo, assim como aconteceu com as ações para a faixa de pedestres, que tiveram excelentes resultados e mudaram hábitos em Manaus. E posteriormente vamos discutir a malha cicloviária, a implantação de paraciclos públicos, enfim, mais políticas para o setor”.

O diretor do Manaustrans confia que ao unir esforços, começando pela campanha de sensibilização, se dá início a um trabalho permanente de respeito aos ciclistas e aos atores do trânsito. “Queremos dar início também à formação do comitê que reúna ciclistas e representantes da Prefeitura para colocarmos em prática ações que atendam necessidades de segurança no trânsito”, diz Franklin Pinto.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024