Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Prefeitura utiliza geoprocessamento para levantar necessidades

Para direcionar as ações de melhoria da infraestrutura dos pontos de parada de ônibus.

Por SEMCOM, Prefeitura de Manaus
domingo, 12 de fevereiro de 2017
 
 
 

Prefeitura utiliza geoprocessamento para levantar necessidades
Atualmente, existem 4.209 pontos de parada na cidade. / Divulgação STMU.

Para direcionar as ações de melhoria da infraestrutura dos pontos de parada de ônibus da cidade, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) tem utilizado o sistema de geoprocessamento para identificar as intervenções prioritárias. Atualmente, existem 4.209 pontos de parada na cidade.

Por meio do método, técnicos da SMTU têm feito um levantamento detalhado das condições atuais dos pontos de parada para saber quais abrigos precisam de reforma, bem como quais itens devem ser recuperados. No caso dos pontos sem cobertura, o objetivo é identificar os que necessitam de revitalização da sinalização, com a implantação ou substituição de placas. A verificação vai indicar ainda os pontos de parada que possuem condições de terem a construção de um abrigo.

Segundo o superintendente da SMTU, Audo Albuquerque, a falta de espaço na calçada é um dos obstáculos que impedem que alguns pontos de parada possuam cobertura. “É preciso ter no mínimo uma área de 7,5 m2 para conseguirmos implantar o menor abrigo que temos. Principalmente, dentro dos bairros existem calçadas que não dispõem desse espaço. Mas os que possuem condições, vamos pontuar para posteriormente fazermos um cronograma de implantação”, explicou.

A previsão é que um relatório com todas as necessidades seja concluído até o mês de março, definindo o quantitativo de abrigos a ser implantado e quantos precisam ser reformados.

Em 2015, a Prefeitura de Manaus começou a reforma de 500 abrigos do tipo telha de barro, identificados pela SMTU. Desse total, 440 já foram recuperados, mediante uma licitação realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Nos próximos meses, a reforma deve atingir os 500 pontos previstos na licitação.

Albuquerque afirma que melhorar as condições dos pontos de parada é uma das prioridades da gestão municipal. “Em breve, esse número de paradas recuperadas chegará a 500, mas sabemos que existem outros pontos que necessitam de ação. Portanto, para melhor atender as demandas que recebemos da população, vamos organizar nossas frentes de trabalho e estabelecer as prioridades”, assegurou.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024