Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Estudante de Design da Fucapi cria coleção de camisetas para meninas
Por Assessoria de Imprensa da Fucapi, Opção de roupas femininas com estampas nerds.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
 
 
 

Estudante de Design da Fucapi cria coleção de camisetas para meninas
/ Divulgação Fucapi.

Valéria Aranão teve ideia de seu TCC após verificar a falta de opção de roupas femininas com estampas nerds em lojas de departamentos

Para meninas amantes de jogos, livros e personagens da cultura nerd, nunca foi uma tarefa fácil encontrar roupas com essa particularidade em lojas populares e de departamentos. Acontece que, as poucas roupas existentes nesses comércios pertencem à seção masculina, e que por essa característica não caem tão bem em um corpo feminino. Essa variedade para os homens não é por acaso não. Em uma pesquisa realizada sobre o universo nerd no Brasil, por um dos maiores sites nerds do Brasil, Omelete, mais de 80% das pessoas entrevistadas eram do sexo masculino.

Incomodada com a situação da qual também era vítima, a designer Valéria Aranão desenvolveu uma coleção de camisetas inspiradas nas duas sagas da autora britânica JK Rowling: ‘Harry Potter’ e filme ‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no curso de Design da Faculdade Fucapi com orientação da professora Alderlane Farias.

 

Coleção

A designer escolheu um estilo de preenchimento de estampas, conhecido como Zentangle, para compor as cinco primeiras camisetas da coleção. Esse método consiste na criação das imagens usando padrões repetidos, como círculos, retângulos e formas soltas. A prática ficou conhecida recentemente por livros de pintar usados para combater o estresse. “Pesquisei vários tipos e estilos de Zentangle e separei alguns estilos para cada animal, que pudesse representar significados para cada um deles. Desenhei os animais com leves detalhes, as silhuetas e dentro seria o preenchimento”.

A coleção foi concebida integralmente desde a marca até a embalagem. O nome da marca, aliás, foi uma ideia de Valéria que interagisse com o que o produto significa e com o conceito da criação. A coleção se chama Accio, que é o nome de um feitiço da saga usado por bruxos para trazer um objeto para a mão daquele que fez o pedido. “Escolhi esse feitiço porque ele facilita a vida do bruxo, pois traz o objeto que quer para sua mão, uma analogia da busca das meninas em achar uma blusa, com detalhes e temáticas do HP pra elas”, revelou. Os personagens que compõem as peças são: Pelúcio, Tronquilho, Ocammy (da saga ‘Animais Fantásticos e Onde habitam’), Hipogrifo e Fênix (Harry Potter).

Uma orientação da professora Alderlane foi pensar em como estas peças seriam apresentadas ao público, que elementos visuais poderiam ser agregados para propiciar uma experiência memorável ao usuário.   Como as blusas se tratavam metaforicamente de um animal, Valéria tratou o recebimento da camisa como a real adoção de um animal, desenvolvendo até um certificado de adoção e uma tag com características e classificação do animal para as compradoras. “Ter uma carta impressa especialmente para aquela pessoa é algo nostálgico de Harry Potter, como se fossem cartinhas de Hogwarts, que vieram especialmente para aquela pessoa”, comentou.

A embalagem deveria parecer que veio diretamente de Hogwarts, então a aluna optou por fazê-la em papel madeira, com “cortes” que simulavam garras de animais com um lacre em cera, tal quais as embalagens adotas nos filmes. O selo para fechar a embalagem foi feita com vela vermelha, e o carimbo com a logo foi encomendado.  De acordo com a orientadora, Alderlane Farias, a ideia do produto foi de envolver o usuário o máximo possível dentro do contexto do projeto. Isso fez com que fosse realizado todo um estudo sobre as embalagens da saga Harry Potter no intuito de criar um envolvimento com o usuário.

“Usamos muito  a prática do design gráfico aliado ao design emocional para que pudéssemos trazer uma boa experiência para o para usuário desde o início do contato dele com o produto.Trabalhos dessa qualidade geram um orgulho muito grande ao orientador e à Instituição, porque vemos o aluno colocando em prática tudo que aprendeu”, comentou a docente.

Pesquisa

Para a elaboração dos produtos, a designer, em parceria com sua orientadora, desenvolveu um questionário online, onde perguntou a outras meninas se elas passavam pela mesma dificuldade em encontrar roupas que expressem seus gostos e opiniões culturais. As respostas comprovaram o que ela esperava: falta de opção de roupas nerds para meninas.

Contudo, Valéria teve que focar em uma temática para a produção da identidade visual da coleção, pois as opções de temas eram diversas. Em um segundo questionário, só que desta vez mais específico, ela perguntou qual personagem de livros, filmes e quadrinhos nerds as jovens gostariam de ter estampado em suas blusas ou vestidos.

O resultado foi um clássico: a grande e arrebatadora história da britânica JK Rowling, Harry Potter.Com o tema escolhido, a estudante iniciou os estudos a respeito de cinco criaturas escolhidas, que até então só eram vistas em trailers do filme que na época ainda estaria por estrear. De lá, ela escolheu os animais mais visíveis e passou a estudá-los. O estudo, tão profundo, sobre as criaturas fez com que Valéria chegasse a comprar livros específicos sobre a saga, ler histórias das criaturas e reler as histórias da saga na procura de referências suficientes para criar as ilustrações que serviriam de estampas das roupas.

“Algumas criaturas, como Pelúcio e Tronquilho foram mais fáceis de estudar, pois eram mais visíveis nos trailers. personagem Ocammy, por exemplo, foi uma dificuldade, pois era um animal que nas imagens do filme só aparecia o rosto. Pesquisei sobre ele, e por meio de um jogo do Harry Potter consegui ter uma noção”, disse Valéria.

Nostalgia

A estudante contou que além de trazer opções de vestimentas, também queria buscar um sentimento de nostalgia sobre aqueles animais que o Harry Potter conheceu.

Exemplo de carisma na série de livros foi o personagem ‘Hipogrifo’. Ele, que apareceu pela primeira vez no filme ‘Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban’, ganhou o coração de muitos fãs pela lealdade, nobreza e por quase ter sido morto injustamente. “Foi uma criatura desafiante por conta das asas deles”, comentou. O último animal escolhido por Valéria foi a Fênix, criatura pertencente ao personagem de HP, Dumbledore. Segundo a designer, o significado da Fênix de queimar e renascer nas cinzas trouxe um toque poético para a produção.

A estudante diz que após a conclusão do curso, que está prevista para o começo deste ano, pretende comercializar camisetas personalizadas, só que desta vez com desenhos e personagens próprios.

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2020