Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Jubileu de ouro da SUFRAMA e do modelo ZFM é destaque da 278ª Reunião



Por Enock Nascimento, SUFRAMA
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
 
 
 

Jubileu de ouro da SUFRAMA e do modelo ZFM é destaque da 278ª Reunião
Destaque Institucional. / Layana Rios

A capacidade de reinvenção e de superação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) foi destacada durante a 278ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS), realizada nesta quarta-feira (15), no auditório da autarquia. A solenidade, que marcou a abertura do calendário de atividades comemorativas aos 50 anos da SUFRAMA e da ZFM, foi presidida pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, e contou ainda com as presenças da superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, do governador do Amazonas, José Melo, e do vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, entre outros conselheiros e autoridades.

Antes do início do encontro, o ministro Marcos Pereira, a superintendente Rebecca Garcia, o governador José Melo e o vice-prefeito Marcos Rotta participaram da solenidade de descerramento da placa em homenagem ao jubileu de ouro da SUFRAMA.

A 278ª Reunião do CAS foi iniciada com a deliberação e aprovação de uma pauta com 36 projetos industriais e de serviços, sendo 15 de implantação e 21 de atualização, diversificação e ampliação, que preveem investimentos fixos de US$ 309.2 milhões, investimentos totais de US$ 1.36 bilhão e estimam, ainda, a geração de 542 empregos ao longo dos próximos três anos no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Na sequência, a programação do evento contou também com as solenidades de lançamento da nona edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2017) e do selo postal comemorativo ao cinquentenário da SUFRAMA e do modelo ZFM, bem como com a outorga do Prêmio Cunhantã, conferido pela SUFRAMA a funcionários, personalidades e empresas que contribuíram para engrandecer o trabalho da autarquia e fortalecer o modelo Zona Franca de Manaus ao longo das últimas cinco décadas.

Compromisso

O ministro do MDIC, Marcos Pereira, lembrou em seu discurso que esta foi a quarta reunião do CAS em que esteve presente, das últimas cinco realizadas, e reforçou o compromisso pessoal de comparecer aos próximos encontros do Conselho. Durante a reunião, ele também fez questão de puxar o canto de “Parabéns para você”, em homenagem ao aniversário da autarquia e da ZFM.

Pereira ressaltou ainda uma série de medidas adotadas pelo governo federal para proporcionar a retomada do crescimento econômico do Brasil, bem como ações tomadas pelo MDIC, em conjunto com a SUFRAMA, visando ao fortalecimento da ZFM. “Uma delas é a criação da Taxa de Controle de Incentivos Fiscais (TCIF) e da Taxa de Serviços (TS), criadas com o intuito de estabelecer uma nova sistemática de arrecadação para a SUFRAMA, em substituição à Taxa de Serviços Administrativos (TSA)”, frisou.

Pereira citou ainda que o MDIC criou um pacote de medidas “antiburocracia” com o objetivo de simplificar e desburocratizar procedimentos administrativos. “Recebemos 202 sugestões de empresas, delas chegamos a 47 medidas que vão ajudar a reduzir prazos e custos para a iniciativa privada. Sendo que seis dessas medidas são iniciativas da SUFRAMA”, disse. Segundo o ministro, o governo federal vai lançar em março um pacote geral de desburocratização e 15 das 47 medidas sugeridas pelo MDIC foram escolhidas para integrar o programa.

História

A superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, destacou que os 50 anos do modelo ZFM e da autarquia são marcados por uma história de superação. “A ZFM tem uma trajetória de muita luta. O modelo sempre teve que se reinventar, buscar soluções e alternativas para se consolidar como um modelo de promoção do desenvolvimento sustentável regional. Por isso fizemos questão de homenagear empresas e servidores que decidiram não deixar que a ZFM ficasse pelo caminho, resistiram e apostaram no modelo”, explicou.

Rebecca Garcia também destacou fatos marcantes da trajetória da SUFRAMA e da Zona Franca de Manaus, desde a sua idealização, em 1951, passando pela publicação de sua certidão de nascimento – o Decreto-Lei nº 288/1967 – até a prorrogação da sua vigência até 2073. A superintendente também elencou várias crises que o modelo teve que enfrentar e superar. “Esses fatos e momentos históricos nos levam a refletir sobre a capacidade de superação deste modelo de desenvolvimento e sobre as suas perspectivas para o futuro. Um projeto que inicialmente teria duração de 30 anos e que, meio século depois, tem garantida sua existência por, pelo menos, mais seis décadas”, observou.

Biotecnologia

O governador do Amazonas, José Melo, também fez uma retrospectiva histórica da ZFM e destacou seus efeitos socioeconômicos e ambientais positivos para o Brasil e para o mundo. “A ZFM foi a maior bênção que nosso Estado já recebeu. Antes, Manaus era apenas um porto de lenha. Devido ao débâcle da borracha, ficamos 50 anos praticamente sem luz e sem escolas. A ZFM veio, inicialmente como modelo para substituir importações. Já gerou 130 mil empregos diretos. Hoje, contribui com o Brasil como exportador líquido de receitas para a União. O modelo também preservou 97% da floresta nativa do Estado, o que contribui com o regime de chuvas e conserva o bioma amazônico para o mundo”, ressaltou.

Para Melo, o desafio futuro do modelo está no uso sustentável da biodiversidade. “Nosso futuro é a biotecnologia. Sabermos transformar a riqueza da nossa fauna e flora em produtos fitoterápicos, de beleza, que saciem a fome e que salvem vidas”, complementou.

FIAM 2017 e Selo Postal

A nona edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2017), agendada para o período de 22 a 25 de novembro, teve seu lançamento oficial nesta quarta-feira (15), com apresentação de vídeo institucional e convite aberto aos presentes e aos demais segmentos da sociedade para participação no evento. Com tema voltado aos 50 anos da SUFRAMA e da Zona Franca de Manaus, a FIAM 2017 objetiva relembrar e homenagear a trajetória vitoriosa do modelo ao mesmo tempo em que busca discutir os desafios futuros e estabelecer novas diretrizes de integração e desenvolvimento para a região.

A autarquia também lançou durante a reunião o selo postal comemorativo ao seu cinquentenário e do modelo ZFM, que será utilizado, a partir de hoje, em todas as suas correspondências oficiais. Idealizado pelo servidor da Coordenação Geral de Comunicação Social da SUFRAMA, Fábio Alencar, e confeccionado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), o selo resgata a primeira marca institucional da autarquia, com três folhas que simbolizam o tripé do modelo Zona Franca de Manaus: indústria, comércio e agropecuária. Na ocasião, o ministro do MDIC, Marcos Pereira, a superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, o governador do Amazonas, José Melo, e o diretor regional dos Correios no Amazonas, Ageu Cavalcante, fizeram os primeiros atos de obliteração do selo comemorativo.

Prêmio Cunhantã

A 278ª Reunião do CAS também contou com o anúncio dos agraciados com o Prêmio Cunhantã 2017 nas modalidades Destaque Institucional, direcionada a servidores e colaboradores da SUFRAMA; Concessão Extraordinária, voltada a personalidades que prestaram contribuições relevantes ao longo da história da autarquia e do modelo; e Empresas do PIM, com seis categorias: Maior Exportadora, Maior Crescimento Exportador, Maior Performance, Maior Empregadora, Maior Diversificação e Empresa Pioneira em Atividade. A relação dos vencedores em cada modalidade está disposta abaixo:

Destaque Institucional:
Ana Maria Souza, da Coordenação Geral de Estudos Econômicos;
José Lopo Filho, da Coordenação Geral de Análise de Projetos Industriais;
Abelardo Rodrigues Júnior, da Coordenação Geral de Acompanhamento de Projetos Industriais;
Francimon Livino, da Coordenação Regional de Vilhena-RO; e
José Bernardo de Melo, da Coordenação Geral de Recursos Logísticos.

Concessão Extraordinária:
Paulo Takeuchi, diretor executivo da Honda;
Toshio Shimazu (ex-conselheiro da Yamaha);
Jaime Benchimol (diretor presidente do Grupo Bemol);
Irani Bertolini (Empresa de Transportes Bertolini);
Raquel Bentes (ex-colaboradora da Coordenação Geral de Controle de Importação e Exportação); e
Prof. Dr. Manuel Augusto Cardoso (Map Technology).

Empresas
Maior Exportadora – Recofarma Indústria do Amazonas Ltda.
Maior Crescimento Exportador – Rexam Amazônia Ltda.
Maior Empregadora – Moto Honda da Amazônia Ltda.
Maior Perfomance – Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda.
Maior Diversificação – Honda Componentes da Amazônia Ltda.
Empresa Pioneira em Atividade – BIC Amazônia S/A

Calendário itinerante

A partir da 279ª Reunião Ordinária, o CAS dará início ao calendário de encontros itinerantes no Estado do Amapá e nos Estados da Amazônia Ocidental. A próxima reunião está marcada para o dia 6 de abril (terça-feira), em Macapá (AP). As próximas reuniões estão agendadas para 30 de junho (sexta-feira), em Boa Vista (RR); 25 de agosto (sexta-feira), em Porto Velho (RO); 20 de outubro (sexta-feira), em Rio Branco (AC); e 6 de dezembro (quinta-feira), novamente em Manaus.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024