Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Fiscalização em restaurantes de comida oriental

A expansão de restaurantes que servem comida oriental levou a Prefeitura a intensificar a fiscalização.

Por Sandra Monteiro, Semcom
sábado, 18 de fevereiro de 2017
 
 
 

Fiscalização em restaurantes de comida oriental
Equipes da Semsa já fizeram vistoria em 10 estabelecimentos. / Marinho Ramos / Semcom

A expansão do número de restaurantes que servem comida oriental levou a Prefeitura de Manaus a intensificar a fiscalização nesses locais. Equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já fizeram vistoria em 10 estabelecimentos. A meta é alcançar os 150 catalogados até agora pelo órgão.

 

“A comida oriental tem características específicas porque envolve alimentos cozidos e in natura, como peixes e frutos do mar. Manaus tem temperaturas mais altas, o que aumenta ainda mais os riscos de contaminação por se tratar de produtos altamente perecíveis. A orientação do prefeito Arthur Neto é para que a Semsa acompanhe de perto esse segmento comercial para coibir os agravos à saúde das pessoas que consomem esses alimentos¨, destacou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

 

Na noite desta sexta-feira, 17/2, uma equipe composta por três fiscais e uma coordenadora, visitou três restaurantes. No primeiro deles, na Avenida Humberto Calderaro, zona Centro-Sul, foram identificadas irregularidades de grau leve, como o acondicionamento dos alimentos de forma indevida; alimentos como arroz, salada com maionese e vinagrete sem data de fabricação e fora da refrigeração; reaproveitamento de óleo para a fritura; material de limpeza guardado junto com produtos alimentícios e funcionária sem uniforme, touca e luvas.

 

Também foi encontrada uma pequena quantidade - pouco mais de meio quilo cada - de linguiça toscana e queijo coalho, com prazo de validade vencido. Tudo foi inutilizado pelos fiscais. Além disso, a documentação como Alvará, CNPJ e Certidão de controle de pragas não estava na loja. O proprietário afirmou ter processo em andamento na Vigilância Sanitária mas não apresentou o requerimento.

 

Os fiscais lavraram um auto de infração que será anexado ao processo e o empresário terá um prazo para correção das irregularidades encontradas. Nos outros dois estabelecimentos, situados na avenida Efigênio Sales, não foram encontradas irregularidades.

 

A administradora do segundo restaurante fiscalizado, Adriana Moura de Mendonça, aprovou a iniciativa da prefeitura. “Eu acho de extrema importância. Tem pouco tempo que nós estamos no mercado. Há seis meses eu via isso como consumidora e hoje eu me pergunto como alguns lugares de Manaus conseguem cumprir essa exigência de padrão de qualidade nos alimentos porque precisa ser um ambiente adequado. É fundamental, principalmente em respeito aos nossos clientes”, afirmou.

 

A VISA Manaus já realizou outras duas operações de fiscalização em restaurantes de comida oriental. Destes, dois chegaram a ser interditados (um na Estrada dos Franceses e outro na rua Jacira Reis, D. Pedro), por apresentarem irregularidades graves, como mal acondicionamento de alimentos crus e cozidos, sujeira e até infestação por baratas. Os dois foram multados em 110 Unidades Fiscais do Município (UFM), o equivalente a R$ 10.982,40. As multas já foram pagas e os responsáveis se comprometeram a fazer os ajustes indicados pelos fiscais. Nas duas operações os fiscais também fizeram apreensão e inutilização de alimentos considerados impróprios para consumo.

 

A Gerente de Vigilância de Produtos da VISA Manaus, Nilza Maria Negreiros da Silva, explicou que esse projeto visa eliminar os riscos à saúde da população também nesse segmento do setor alimentício. ¨Para que eles possam oferecer um alimento com segurança, a Vigilância tomou essa iniciativa. Nós estamos indo a todos os estabelecimentos a fim de verificar os riscos iminentes à saúde¨, justificou, informando que a fiscalização nos restaurantes de comida oriental se estenderá por quatro meses.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024