Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Amazonas recebe novo sistema para controle do desmatamento

Sinaflor será utilizado por todos os órgãos de proteção ambiental.

Por Ipaam,
quinta-feira, 9 de março de 2017
 
 
 

Amazonas recebe novo sistema para controle do desmatamento
O Ibama desenvolveu o Sinaflor para atender à Lei n° 12.651 de 2012. / Gilberto Soares/MMA

Sinaflor será utilizado por todos os órgãos de proteção ambiental nos estados para controlar o processo da origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais

 

A partir do mês de junho, todo o corpo técnico do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) receberá treinamento para implantação e utilização do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), lançado pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, em Brasília, no último dia 7 de março, que contou com a participação da diretora-presidente, Ana Aleixo.

 

O Sinaflor é uma plataforma digital que será utilizada por todos os órgãos estaduais de proteção ambiental para conter o desmatamento nos biomas brasileiros. A plataforma desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem como objetivo garantir a conservação e dar mais transparência e segurança ao setor florestal no país. Além disso, o Sinaflor controlará todo o processo da origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais, além de rastrear desde autorização de exploração até o transporte, armazenamento, industrialização e exportação.

 

“O grande beneficiário desse sistema será o meio ambiente, mas o interessado também, pois poderá acompanhar todo seu processo em apenas uma plataforma. Tudo será no âmbito digital, não haverá mais papel”, destacou o gerente de Controle Florestal do IPAAM, Eduardo White, que esteve durante o lançamento do Sinaflor em Brasília, juntamente com a diretora-presidente do órgão, Ana Aleixo.

 

Esta ferramenta deverá ser utilizada por todas as gerências técnicas do IPAAM que tiverem relação com a supressão vegetal e o uso madeireiro, esclareceu White.

 

Sistema

O Ibama desenvolveu o Sinaflor para atender à Lei n° 12.651 de 2012 que estabelece a necessidade de um sistema nacional único para a gestão florestal no Brasil. O sistema integra o controle da origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais.  O sistema nacional deverá integrar os dados dos diferentes entes federativos, coordenado, fiscalizado e regulamentado pelo órgão federal competente.

A transparência no controle da origem dos produtos florestais, rastreamento completo de toda a cadeia até o destino, segurança na transferência de créditos para o sistema do Documento de Origem Florestal (DOF) estão entre os principais benefícios do Sinaflor.  

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024