Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Testes vocacionais auxiliam na escolha da profissão
Por Três Comunicação,
quinta-feira, 9 de março de 2017
 
 
 

Decidir qual profissão seguir não é tarefa fácil, principalmente para os jovens. A maioria enfrenta um verdadeiro dilema na hora de escolher o curso que vai fazer na faculdade. O medo do mercado de trabalho, a concorrência, o desejo de ter uma boa remuneração e a afinidade com diferentes áreas são as dúvidas mais recorrentes, no momento da decisão.

Uma ferramenta bastante eficaz e que pode auxiliar no processo de escolha é o teste vocacional. A professora do curso de Recursos Humanos da Faculdade Estácio, Edcleia Silva, explica que essa ferramenta serve para testar os interesses e aptidões de uma pessoa e indicar uma ou mais possíveis vocações. “É uma forma de conhecer e descobrir as áreas que combinam com o seu perfil”, afirmou.

A professora diz que o teste vocacional pode ser feito de forma presencial, em empresas especializadas em orientação profissional, com acompanhamento de psicólogos especializados. Há também sites que oferecem de forma gratuita esse serviço. Na Faculdade Estácio, os interessados podem realizar o teste vocacional no site da instituição, acessando www.estacio.br/click-profissao.

De acordo com a professora, o ideal é que todas as pessoas que estão pensando em ingressar em uma universidade façam o teste vocacional, o que, muitas vezes, evita a frustração de não se identificar com o curso que optou. Segundo Edcleia Silva, é importante que as pessoas sejam honestas nas respostas, porque é isso que vai validar o resultado. Além do teste vocacional, a professora orienta que antes de escolher a profissão, os candidatos procurem conversar com pessoas que atuam na sua área de interesse, para saber como é a rotina, o que acham do trabalho, qual a média salarial, entre outras informações.

Na hora de escolher é importante também ficar atento a novas profissões que surgem no mercado. Outra dica é visitar empresas para trocar informações e experiências, isso dá segurança na hora da escolha. A professora ressalta que é importante escolher a profissão que mais se identifica. “É muito ruim trabalhar com algo que não gosta e não sente prazer. Por isso, essa escolha deve ser feita com cautela”, disse.

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019