Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Startup Weekend Cidades Inteligentes agitou o último fim de semana

Aconteceu neste final de semana a 5ª edição do Startup Weekend Manaus.

Por Três Comunicação,
segunda-feira, 13 de março de 2017
 
 
 

Startup Weekend Cidades Inteligentes agitou o último fim de semana
Startup Weekend. / Três Comunicação

Com o tema Cidades Inteligentes, aconteceu neste final de semana a 5ª edição do Startup Weekend Manaus. O evento teve como objetivo estimular soluções que possam proporcionar benefícios para a capital nas mais diversas áreas, além de incentivar um maior intercâmbio entre iniciativa privada e poder público visando a viabilidade dos projetos desenvolvidos durante a imersão. 

 

“É importante os governos apoiarem e estarem próximos do desenvolvimento da cultura empreendedora que o evento propõe. O Startup Weekend tem como principal característica ser um evento para a educação empreendedora, independente do tema. Propor um ambiente livre onde se pode avaliar os problemas da sociedade como um todo e consequentemente trabalhar para propor inovadoras soluções. Mais importante do que os projetos que são conceituados durante as 54 horas, que pode dar certo ou não, é o conhecimento adquirido e desenvolvido, a experiência vivenciada pelos participantes e o ciclo de relacionamento, um networking estabelecido”, destacou um dos organizadores do Startup Weekend Manaus, José Muritiba.

 

Diferentemente das outras edições, está ficou limitada a 60 participantes. Muritiba explica que a redução se deu pela necessidade de focar em um público mais específico como desenvolvedores, designers e pessoas da área de negócios. “Levamos em conta feedbacks de organizadores que já realizaram o Startup Weekend em outras cidades e com a mesma temática. A comunidade organizadora a nível nacional é muito engajada e se comunica bastante, isso ajuda a modelar o evento a fim de não dispersar esforços”, salientou.

 

Um dos temas mais recorrentes nas edições estaduais do evento tem sido a Mobilidade Urbana. Diante disso, os organizadores acreditam que o evento gerará resultados bem efetivos para os problemas vivenciados diariamente pelos moradores da cidade. “Esperamos que os participantes reflitam sobre nossos problemas e dificuldades e se dediquem em propor soluções inovadoras, soluções que realmente possam facilitar a vida dos manauaras. Acreditamos muito que o conceito empreendedor estimulado no evento é um inteligente caminho a fim de atender as demandas das cidades e da sociedade como um todo”, afirmou José. 

 

Idealizador do app ‘Get Delivery’, o designer Fernando Serdezelo ficou em 1º lugar na edição de 2015 do Startup Weekend Manaus. Ele explica como foi importante a experiência. “Tudo o que nós vivemos naquele final de semana foi uma vivência incrível, demos o nosso melhor e por isso ganhamos o troféu, toda a equipe evoluiu e tudo graças ao evento”, disse. O aplicativo é um facilitador de transportes de pequenos objetos.

 

Parceria - Uma das parceiras nesta edição, a empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) disponibilizou dados do Portal da Transparência referentes à folha de pagamento e diárias de passagens, para que os participantes do evento proponham soluções e possam contribuir para melhorar o dia a dia na cidade. As informações foram disponibilizadas através de uma interface de programação chamada API. Esse formato permitiu aos participantes a utilização dos dados nos aplicativos desenvolvidos.

 

De acordo com o diretor técnico da Prodam, Daniel Tadeu Martinez Castello Branco, essa é a primeira vez que o Governo do Amazonas disponibiliza dados nesse formato para o público em geral. “Hoje o cidadão acessa o portal da transparência para analisar as informações do Governo, mas tem dificuldades em realizar análises ou desenvolver aplicativos com dados do Executivo. Atendendo à determinação do Governador José Melo, a meta da PRODAM é trabalhar com dados abertos, para que qualquer pessoa possa desenvolver aplicações que resolvam problemas do cidadão e que contribuam para o aumento do controle social”, disse.

 

Saiba mais sobre o SW

É uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de 8.000 startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países.

O Startup Weekend é um evento de imersão, uma experiência única onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024