Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Manaus inaugura sistema inédito do Manôbike

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa servirá como pano de fundo para a inauguração do projeto Manôbike.

Por Cláudia Valle, Prefeitura de Manaus
segunda-feira, 10 de abril de 2017
 
 
 

Manaus inaugura sistema inédito do Manôbike
Manôbike. / Karla Vieira/Semcom.

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa servirá como pano de fundo para a inauguração do projeto Manôbike, sistema de bicicletas compartilhadas que chega a Manaus, a partir de 10h desta terça-feira, 11/4. Adotado pela Prefeitura Municipal e tendo como empresa operadora a Samba Transportes Sustentáveis, do Grupo Serttel, com patrocínio da Hapvida, a inauguração do sistema acontece no Centro Histórico de Manaus.

Junto com o Manôbike, a capital ganha uma ciclorrota de 14,5 quilômetros de extensão, com sinalização horizontal e vertical, num grande quadrilátero do bairro, para garantir maior segurança aos usuários do trânsito, especialmente aos ciclistas de modo geral.

As ciclorrotas são vias sinalizadas, mas não segregadas, que indicam a presença e a preferência da bicicleta e tem sido uma solução adotada por várias cidades para projetos de ciclomobilidade, sendo um projeto mais simples, fácil de implantar e com pouco impacto viário. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Aracaju, Vitória, Curitiba e, agora, Manaus, tem ciclorrotas.

O compartilhamento viário é assegurado pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT), que orienta ainda que a preferência é do menor modal para o maior - pedestres, ciclistas, carros, caminhões, ônibus e outros.

Com o lançamento do Manôbike, a Prefeitura de Manaus, por meio da política pública de mobilidade e transporte defendida pelo prefeito, Arthur Virgílio Neto e o vice-prefeito, Marcos Rotta aumenta o incentivo a meios não poluentes e que visam a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

Implantação, operação e manutenção

A Samba é a responsável pela implantação, operação e manutenção do sistema e assinou Termo de Cooperação com a Prefeitura, após sair vencedora do edital de Chamamento Público lançado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

“Ao mesmo tempo que estamos promovendo um redesenho no Centro, com projetos na Praça da Matriz, por exemplo, transformando espaços e realizando recuperação urbana, estamos investindo na qualidade de vida. E o Manôbike será mais uma motivação para moradores, visitantes e turistas para pedalar seja a lazer ou para percurso de trabalho e para encontrar pessoas”, fala o presidente do Implurb, engenheiro Claudio Guenka.

Estações e pontos

Manaus terá 11 estações em operação, que estão localizadas em lugares emblemáticos da capital, tais como o próprio mercado, a centenária avenida Eduardo Ribeiro, a Igreja N.S. dos Remédios, a Praça do Congresso, a Beneficente Portuguesa e outros.

O sistema funcionará de segunda-feira a domingo, de 6h às 23h, para retirada do equipamento, e 24h/dia para devolução. As estações estarão prontas para operar a partir do dia 11 de abril. As bicicletas, cujo sistema é alimentado por energia solar, são 100% nacionais. Manaus terá 110 bikes disponíveis para as 11 estações, mas a rede poderá ser ampliada futuramente, conforme demanda. O Termo de Cooperação tem prazo de 36 meses e não há ônus para o Município.

Como funciona?

Após cadastro no aplicativo e/ou no site (www.manobike.com.br), o usuário da Manôbike terá a opção de adquirir o passe mensal (R$ 10) ou diário (R$ 5), e não paga valor adicional desde que use de acordo com as regras do projeto. De segunda a sábado, o uso pode ser de 60 minutos ininterruptos, quantas vezes por dia o usuário desejar, desde que respeite o intervalo de 15 minutos entre as viagens. Aos domingos e feriados, o uso passa a ser de 90 minutos.

As estações da Manôbike funcionarão alimentadas por energia solar e são interligadas via sistema de comunicação sem fio, redes 3G e 4G, permitindo que estejam conectadas 24 horas por dia.

Campanha

Antes da inauguração do Manôbike, a Prefeitura, em parceria com diversos grupos de pedais, lançou, em fevereiro, a campanha publicitária “No Trânsito eu Compartilho Respeito”, amplificando a sensibilização de motoristas em relação aos ciclistas, que podem e devem compartilhar a mesma via.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024