Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


MANÔBIKE: Em menos de 24h de inaugurado, projeto é alvo de vandalismo

O caso mais grave foi registrado na estação 9, instalada no Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

Por SEMCOM, Prefeitura de Manaus
quinta-feira, 13 de abril de 2017
 
 
 

MANÔBIKE: Em menos de 24h de inaugurado, projeto é alvo de vandalismo
Quatro bicicletas do projeto Manôbike foram alvo de vandalismo. / Márcio James / Semcom

Em menos de 24h após a inauguração, quatro bicicletas do projeto Manôbike, lançado na quarta-feira, 12/4, pelo prefeito em exercício de Manaus Marcos Rotta, foram alvo de vandalismo. O caso mais grave foi registrado na estação 9, instalada no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, onde uma bike teve parte do guidom cerrado e a cesta furtada.

A empresa operadora do sistema, Samba/Serttel, informa que denúncias podem ser feitas imediatamente à Central de Atendimento ao Cliente pelo número 4003-0387, para que seja acionada a assistência técnica local. Nos casos ocorridos, a operadora já está atuando para reparar os danos causados. O custo médio da operação em Manaus, incluindo manutenção, é de R$ 10 mil.

O presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Claudio Guenka, esteve na estação nesta quinta-feira, 13/4. O Implurb é responsável pelo contrato de Termo de Cooperação sem ônus para o Município. "Vamos tomar as medidas necessárias, mas inicialmente queremos que a população se conscientize do sentimento de que o projeto é da cidade, pertence a cada cidadão. É um bem que fica para a população e não podemos deixar que isso ocorra", declarou.

Na segunda-feira, 17, após o feriado, será realizada uma reunião com a empresa para verificar os meios para se apurar o que ocorreu. "A Prefeitura de Manaus, por ação do prefeito Arthur Virgílio Neto, está implantando inovações na cidade, mas é preciso apoio de todos. Não gostaríamos, na verdade, que nenhuma bicicleta fosse danificada. É um tipo de equipamento urbano que não precisa de vigilância, mas vamos pedir apoio da Guarda Municipal", observou Guenka.

Quem passou pelo local enquanto as bikes danificadas eram recolhidas lamentou o episódio. “As pessoas precisam respeitar a bicicleta. Não é porque o benefício é público, que a população deve achar que pode destruir ou levar e não devolver. A ideia é ótima, principalmente para o trânsito aqui de Manaus”, disse a pedagoga Janete Canto, 41. “Essa ideia é ‘maneira’, facilita para quem precisa. É uma pena ainda ter por aí quem queira fazer o mal”, completou o carregador André Silva, 25.

O projeto

Além da questão da mobilidade e do incentivo a meios não poluentes e que visam à melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, o sistema de bicicletas compartilhadas também favorece a política de fortalecimento ao turismo.

A operação do sistema é feita pela Samba Transportes Sustentáveis, do Grupo Serttel, com patrocínio da Hapvida. A empresa assinou Termo de Cooperação com a prefeitura, após sair vencedora do edital de Chamamento Público lançado pelo Implurb.

São 11 estações em operação, que estão localizadas em lugares emblemáticos da capital, tais como o próprio “mercadão”, a centenária avenida Eduardo Ribeiro, a Igreja N.S. dos Remédios, a Praça do Congresso, a Beneficente Portuguesa e outros.

O sistema funcionará de segunda-feira a domingo, das 6h às 23h, para retirada do equipamento, e 24h para devolução. Manaus terá 110 bikes disponíveis para as 11 estações, mas a rede poderá ser ampliada futuramente, conforme demanda.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024