Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Entrega do IR encerra nesta sexta-feira (28)

Até a última sexta-feira (20), conforme o órgão, 14.585.859 contribuintes enviaram o documento.

Por Três Comunicação,
segunda-feira, 24 de abril de 2017
 
 
 

Faltando apenas quatro dias para o fim do prazo de entrega do Imposto de Renda (IR) 2017 – ano base 2016 -, a Receita Federal só recebeu, em todo o país, apenas metade das declarações previstas. Até a última sexta-feira (20), conforme o órgão, 14.585.859 contribuintes enviaram o documento. A expectativa é 28,3 milhões de declarações.

O coordenador do curso de Ciência Contábeis da Faculdade Estácio, Raimundo Costa, alerta a população para evitar deixar para os últimos dias o preenchimento da declaração. “É comum o sistema ficar sobrecarregado e, com isso, algumas pessoas não conseguirem enviar o IR ou faltar algum documento e deixar a declaração incompleta”, ressaltou.

Até esta sexta-feira (28), estudantes e professores da Estácio estarão oferecendo orientação e ajuda à população, para preenchimento da declaração. O serviço é gratuito e faz parte do projeto “Contribuinte em foco Estácio”. O atendimento acontece de 14h às 21h, na unidade da faculdade localizada na avenida Djalma Batista.

Raimundo Costa chama atenção para o fato de que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

De acordo com o professor, as dúvidas mais comuns que o serviço da Estácio tem recebido é com relação aos dependentes e o que deve ser declarado. Ele explica que a partir deste ano a Receita Federal está exigindo que os dependentes com 12 anos completos tenham CPF. “A maioria que procura o serviço não tem o documento dos filhos”, disse.

Outra dúvida é em relação aos gastos com saúde. As pessoas que têm co-participação no plano de saúde empresarial, ou seja, pagam parte dos gastos, devem ter em mãos os recibos e notas fiscais, porque a empresa só inclui na declaração de rendimentos o que lhe compete. “Os contribuintes deixam de deduzir no imposto muitos gastos, porque não guardam os comprovantes de pagamento”, destacou.

Segundo o professor, uma dúvida também comum é sobre como declarar os rendimentos da demissão. Normalmente, os valores devem ser descritos na coluna de isento e não tributáveis, porque a empresa provavelmente já fez o recolhimento dos impostos no momento da demissão. 
O professor lembra que são obrigadas a entregar a declaração de IR todas as pessoas que tiveram rendimentos tributáveis, como salários ou recebimento de aluguel, superiores a R$ 28.123,91, no ano de 2016.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024