Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Recital rememora 20 anos do Festival com trechos de ópera

XX Festival Amazonas de Ópera (FAO).

Por Secretaria de Estado de Cultura,
quinta-feira, 11 de maio de 2017
 
 
 

Recital rememora 20 anos do Festival com trechos de ópera
Hilo Carriel e Giovanny Conte. / Divulgação.

Segundo espetáculo da série Recitais Ambev leva versões de peças célebres como “Carmen”, “A Valquíria” e “As bodas de Fígaro” ao Teatro da Instalação, no Centro

 

Era abril de 1997 e o Teatro Amazonas sediava a estreia do primeiro Festival de Manaus – depois rebatizado Festival Amazonas de Ópera (FAO) –, que acabava por colocar o Estado no restrito e selecionado circuito dos espetáculos líricos nacionais e internacionais. É nessa pegada histórica que os instrumentistas Giovanny Conte e Hilo Carriel apresentam o Recital Ambev II – Transcrições de Ópera para Violino e Piano neste sábado (13), às 19h, no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, S/Nº, Centro). O concerto é gratuito e aberto ao público em geral.

Único recital apresentado inteiramente por amazonenses no XX FAO, o espetáculo é um dos destaques na programação desta edição do evento lírico amazonense, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e do Fundo de Promoção Social (FPS), com o apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), patrocínio máster de Bradesco Prime, e patrocínio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) e da Ambev.

O repertório do recital conta com trechos de óperas de sucesso que foram apresentadas ao longo dos 20 anos do FAO, em versões para violino e piano executadas por Giovanny Conte, ao violino, e Hilo Carriel, ao piano. As transcrições, de acordo com Hilo, são todas originais, e algumas feitas pelos compositores primários das peças, preservando a melodia inicial.

Entre as peças que compõem o programa do Recital Ambev II estão “Carmen", de Georges Bizet; “Siegmunds Liebeslied”, da ópera “Die Walküre (A Valquíria)”, de Richard Wagner; “Don Giovanni” e “Die Hochzeit des Figaro (As bodas de Fígaro)”, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Durante a apresentação, o público do Recital Ambev II fará uma viagem pela trajetória do FAO, acompanhando, de forma resumida, as melodias que marcaram esses anos. Utilizando o modelo mais simples de concerto, Hilo Carriel e Giovanny Conte aproveitam aindam os intervalos de cada música para explicar sobre as canções e em que ano foram apresentadas em Manaus. Essa foi a forma que a Secretaria de Cultura encontrou de resgatar a história do Festival Amazonas de Ópera nessa edição comemorativa, de 20 anos.

Nos palcos

         À frente do concerto no Teatro da Instalação, o Duo Conte & Carriel, formado por Hilo Carriel e Giovanny Conte, já é conhecido na noite manauara pelas apresentações em restaurantes e casas de show. Nelas, os instrumentistas se destacam justamente pelo toque clássico que costumam dar ao repertório, composto de músicas brasileiras.

 

Bacharel em Regência pela Escola Superior de Artes e Turismo – UEA, Carriel assume que esse repertório, preparado para o concerto Ambev II, foi feito exclusivamente para ser apresentado no XX Festival Amazonas de Ópera, já que faz todo esse resgate histórico. Atualmente, Hilo Carriel é pianista do Coral do Amazonas e do Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, e também regente do Coral Jovem do LAOCS.

 

Conte, por sua vez, é mestre em Violino pela Academia Nacional de Música Prof. Pancho Vladigerov, da Bulgária. É integrante da Orquestra de Câmara do Amazonas desde 2016, e como músico camerista possui um vasto repertório de obras brasileiras, realizando há três anos um projeto de difusão da tríade violinística brasileira. Desde o ano passado, atua também como spalla convidado da Amazonas Filarmônica, da qual foi solista.

 

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão nas redes sociais Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

 

CONCERTO AMBEV II

TRANSCRIÇÕES DE ÓPERA PARA VIOLINO E PIANO

 

“Orfeo ed Euridice - Mélodie” - C. W. Gluck

(Transcrição: August Wilhelmj)

“Barbier von Sevilla” - G. Rossini

(Transcrição: Friedrich Hermann)

“Die Hochzeit des Figaro (As bodas de Fígaro)” - W. A. Mozart

(Transcrição: Joachim Andersen)

“Don Giovanni” - W. A. Mozart

(Transcrição: Joachim Andersen)

“Der Freischütz - Ouverture” - C. M.v. Weber

(Transcrição: Friedrich Hermann)

“Norma - Ouverture” - V. Bellini

(Transcrição: Friedrich Hermann)

“Der fliegende Holländer - Ballade der Senta” - R. Wagner

(Arranjo: Herm. Gärtner)

“Tannhhäuser - Marsch” - R. Wagner

(Transcrição: F. Hüllweck)

“Walküre - Siegmunds Liebeslied” - R. Wagner

(Transcrição: R. Heldburg)

“Thaïs - Méditation” - J. Massenet

(Transcrição: Martin Pierre Marsick)

“Carmen" - G. Bizet

(Arranjo: M. Rebrovic)

 

Serviço: Recital Ambev II – Transcrições de Ópera para Violino e Piano
Data/hora: Dia 13 de maio de 2017, sábado, às 19h
Local: Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, S/Nº, Centro
Entrada: Gratuita

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024